Publicidade

Entenda por que o Firefox vai bloquear algumas extensões automaticamente

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre Mozilla

A versão 115 do navegador Firefox incluiu um recurso chamado “Quarantined Domains”, que bloqueia o uso de extensões em determinadas páginas por motivos de segurança. No entanto, isso é feito de forma automática e não oferece controle ao usuário.

Dessa forma, se você tem uma extensão instalada e entra num site colocado na “quarentena”, o Firefox exibe o seguinte aviso sobre o bloqueio: “Algumas extensões não foram permitidas. Somente algumas extensões monitoradas pela Mozilla são permitidas nesse site para proteger seus dados”.

Segundo os desenvolvedores da Mozilla, o recurso é usado para prevenir ataques em domínios específicos quando “temos motivos para acreditar que existem extensões maliciosas que ainda não descobrimos”.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No entanto, isso gerou um problema de interface: os usuários não podem ativar manualmente o plugin bloqueado, mas o gerenciador de extensões do navegador não exibe nenhuma informação sobre esse recurso de bloqueio.

A Mozilla informou que pretende fornecer mais controle ao usuário a partir da versão 116 do Firefox e melhorar a interface do processo, mas não entrou em detalhes.

Como desativar o Quarantined Domains no Firefox

Para usar as extensões sem bloqueios em sites, é possível desativar a função como um todo no navegador com estes passos:

  1. Digite about:config na busca do navegador e pressione Enter;
  2. Clique em “Aceitar os riscos”;
  3. Pesquise por extensions.quarantinedDomains.enabled;
  4. Clique no ícone de seta e altere para “False”.

Vale a pena lembrar que o Quarantined Domains é um recurso de segurança, apesar de não oferecer liberdade ao usuário. Com a função desativada, é importante tomar cuidado com as extensões instaladas no navegador.