Em pleno Dia dos Namorados, iFood apresenta instabilidade no funcionamento

Por Rui Maciel | 12 de Junho de 2020 às 20h35
iFood
Tudo sobre

iFood

Saiba tudo sobre iFood

Ver mais

*Atualizado neste sábado (13) com a declaração oficial mais completa do iFood.

Maior aplicativo de delivery do Brasil, o iFood vem apresentando instabilidades em seu funcionamento, com os usuários não conseguindo completar transações para a compra e entrega de refeições. E isso bem no Dia dos Namorados, data em que o aplicativo é especialmente demandado, principalmente porque os restaurantes se encontram fechados devido à quarentena forçada pela crise da COVID-19.

As instabilidades no funcionamento no iFood começaram por volta das 18h06. E, até o momento, tiveram o seu pico às 19h06, quando foram registradas 5856 ocorrências de mau funcionamento do aplicativo no site Downdetector, que monitora o desempenho de apps online. Às 19h46, o número de queixas caiu para 3256, para subir mais uma vez, atingindo 4420 reclamações às 20h31. Segundo a página, entre os problemas mais notificados, estão o de compras online (45%), funcionamento do app (32%) e falha geral (21%).

As falhas no iFood começaram por volta das 18h

De acordo com o mapa interativo do Downdetector, as falhas estão ocorrendo de forma crítica em boa parte das cidades onde o app atua, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasíia, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Fortaleza e Ribeirão Preto. Outros municípios, principalmente no Nordeste, como Salvador, Recife, Natal e João Pessoa, a instabilidade também ocorre, mas em menor escala.

Nos locais em vermelho estão os maiores índices de instabilidade do iFood

As reclamações de instabilidade do iFood também ganharam as redes sociais, com os usuários se queixando de que não conseguiam finalizar seus pedidos. No Twitter, o tema se tornou um trend topic, com mais de 16 mil menções.

O Canaltech entrou em contato com o iFood, que inicialmente disse estar ciente da instabilidade para finalização do pedido e que estaria resolvendo gradativamente os problemas. Neste sábado (13), a empresa complementou com uma declaração mais completa:

Ontem (12/06), a plataforma do iFood apresentou instabilidade por duas horas impactando consumidores, restaurantes e entregadores. Sabemos que isso gerou frustração nos planos de todos os envolvidos no processo e, por isso, pedimos desculpas.

As operações foram normalizadas e agora nosso foco está nas ações que tomaremos para minimizar os impactos deste erro e garantir que isso nunca mais aconteça.

Nossos times trabalham todos os dias para que a experiência de todo o ecossistema seja a melhor possível. Ontem, erramos, ficamos frustrados e estamos inconformados com o fato. Seguiremos comprometidos a aperfeiçoar nossa forma de operar para levar sempre o melhor resultado a todos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.