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Em dia de Black Friday, Bradesco e Santander passam por instabilidade no app

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Marcelo Fischer e Bruno De Blasi/Canaltech
Marcelo Fischer e Bruno De Blasi/Canaltech

Clientes do Bradesco e do Santander enfrentam dificuldades para utilizar os serviços bancários nesta sexta-feira (28) – marcada pelas movimentações financeiras da Black Friday e do recebimento da primeira parcela do 13º.

As falhas técnicas se concentraram, principalmente, na impossibilidade de realizar o login nos aplicativos e em erros ao tentar efetuar transferências via Pix.

Ambas as instituições financeiras afirmam que os serviços já foram normalizados, mas, relatos de usuários nas redes sociais e dados de monitoramento indicam que a estabilidade ainda não é total para todos os clientes.

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Picos de reclamação e falhas no Pix

O problema afetou os correntistas em horários distintos ao longo do dia. Segundo dados do Downdetector, plataforma que monitora a disponibilidade de serviços online em tempo real, o Santander registrou um pico de reclamações pouco depois das 10h da manhã.

Já os clientes do Bradesco começaram a relatar um volume maior de erros no início da tarde, com o auge das queixas ocorrendo por volta das 13h.

Mesmo após os horários de pico, ambas as plataformas continuaram registrando um número de ocorrências superior à média habitual, sugerindo que a correção dos sistemas pode estar ocorrendo de forma gradual. 

Nas redes sociais, a frustração dos usuários foi amplificada pela coincidência com a data comercial e, em muitos casos, com o dia de pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Entre as principais queixas, usuários relataram ter que recorrer ao computador (Internet Banking) para conseguir concluir operações básicas, uma vez que os aplicativos móveis não respondiam aos comandos.

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O que dizem os bancos

O Santander reconheceu a instabilidade e utilizou seus canais oficiais para orientar os clientes. Durante o período de falha crítica, a instituição recomendou o uso de canais alternativos, como o Internet Banking, caixas eletrônicos, agências físicas ou a central de atendimento telefônico.

O Bradesco adotou postura semelhante, confirmando que seu aplicativo passou por uma "instabilidade momentânea". A instituição assegurou que a situação foi regularizada e que os acessos foram retomados ao longo da tarde.

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