Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Discord fecha cerco contra desinformação com novas diretrizes da comunidade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Fevereiro de 2022 às 17h13

Link copiado!

Discord, Inc.
Discord, Inc.

O Discord reformou o conjunto de regras que regem a plataforma nesta sexta-feira (25). Focadas no controle de informações falsas acerca de questões de saúde e discurso de ódio, as novas "Diretrizes da Comunidade" começarão a vigorar no dia 28 de março deste ano.

“Não compartilhe informações falsas ou enganosas”, alerta o Discord em um dos novos termos. “Conteúdos falsos, enganosos e que possam levar a um risco significativo de danos físicos ou sociais não podem ser compartilhados no Discord”, complementa. O conteúdo capaz de “resultar em danos à infraestrutura física, lesões a terceiros, obstrução de participação em processos cívicos ou risco à saúde pública” poderá ser removido do ar sem aviso.

Continua após a publicidade

A atualização nas normas da plataforma parece direcionada especialmente para a disseminação de discursos antivacina que, por vezes, sugere alternativas de tratamento sem nenhuma comprovação médica.

“Se alguém postar no Discord ‘beba quatro medidas de água sanitária e seu corpo se livrará do coronavírus’, [por exemplo], isso é uma violação”, comentou o diretor jurídico do Discord, Clint Smith, em entrevista para o The Verge. Segundo ele, se a sugestão não é indicada por médicos e pode causar mal em quem a seguir, ela vai contra as regras da plataforma.

Nem toda fake news sairá do ar

Contudo, se a sugestão para tratar covid-19 oferecer riscos baixos de lesão, o Discord não tirará a mensagem do ar. Segundo o executivo, o problema não está exatamente na falta de consenso médico, mas, sim, na chance de a recomendação representar risco aos usuários.

Continua após a publicidade

Para manter a plataforma sob controle, o Discord aprimorará o sistema de denúncias para melhor avaliar o contexto das mensagens. Se detectada uma violação nas regras da plataforma, o usuário responsável será penalizado.

Comportamento fora do app será avaliado

Além de atuar contra mensagens que circulam no aplicativo, o Discord também será mais rígido quanto ao comportamento da comunidade que extrapola as salas de chat. Reforçar (e divulgar) ameaças, se envolver em grupos violentos e encorajar outros a fazerem o mesmo ou pertencer a grupos que praticam pedofilia são algumas das coisas que, mesmo fora do app, também podem gerar penalidades.

Discurso de ódio também está na mira das novas regras. Falas que podem ofender ou impactar negativamente na convivência com portadores de deficiência física, grupos étnicos específicos e outras minorias também não serão permitidas pela plataforma.

Continua após a publicidade

Fonte: Discord, The Verge