Dica de app: controle seu computador pelo smartphone com o WiFi Mouse

Por Muni Perez

Como a maioria dos notebooks atuais possuem entrada HDMI, ficou fácil conectar sua máquina na tela de uma TV na sala de estar, quarto ou outros cômodos da casa com um monitor maior. No entanto, ter que levantar do sofá o tempo todo para controlar o computador não é nem um pouco prático.

Para solucionar esse problema, existem vários aplicativos que transformam seu smartphone ou tablet em uma espécie de controle remoto para o desktop, usando a tela sensível ao toque para simular o mouse. Com isso, você não precisa sair do lugar para dar pause no filme ou fazer qualquer outra coisa no PC.

O WiFi Mouse está entre os melhores disponíveis nas lojas de aplicativos porque oferece uma experiência de uso praticamente em tempo real, enquanto que outros apps que testamos aqui apresentaram certo atraso nos comandos.

O funcionamento é muito simples. Primeiro, você deve instalar o aplicativo no seu smartphone ou tablet. Em seguida, é necessário colocar no computador um cliente, disponível gratuitamente no site, com versões tanto para Windows quanto Mac e Linux (Ubuntu, Fedora e código fonte para compilação). Os dois dispositivos devem estar conectados na mesma rede Wi-Fi, já que é por lá que eles se comunicam.

Após instalar o cliente, basta abrir o app e tocar no botão “Autoconnect” para que ele se conecte automaticamente ao computador com o servidor rodando. Se você tiver vários PCs em uma mesma rede, será necessário inserir o endereço IP que o cliente no desktop informa, já que o recurso de conectar de forma automática escolherá um usuário aleatório na rede.

dica de App WiFi Mouse

Após conectado, é só começar a utilizar. Deslizar o dedo na tela movimenta a seta do mouse, um toque é o clique normal com o botão esquerdo e um toque com dois dedos simula o botão direito. Toque e arraste com três dedos para selecionar texto e deslize com os dedos para ativar o recurso de rolagem. Além disso, na parte de baixo da tela, você tem de fato um mouse, com a roda para scroll e os dois botões. Você também pode minimizar, maximizar e fechar janelas usando os atalhos na tela. O app ainda conta com várias funções avançadas para facilitar o uso em diversas situações.

Dica de App WiFi Mouse

Dica de App WiFi Mouse

Dica de App WiFi Mouse

Essas funções são acessadas na barra de ícones, na parte inferior da tela. A parte de mídia te ajuda a controlar um reprodutor de vídeo ou música, com os botões de reproduzir/pausar, avançar e retroceder e os controles de volume.

Quer navegar na internet usando a telona? Sem problemas, pois o app também conta com botões específicos para essa opção, como página inicial, voltar e avançar, recarregar, favoritos e nova aba. O WiFi Mouse vem ainda com controles para apresentação de slides, ideal para quando você for exibir algum projeto ou trabalho usando o PowerPoint.

Outro recurso é o fato de poder usar o teclado padrão do iOS ou Android para digitar texto, podendo até enviar mensagens no Facebook e escrever e-mails. Mudando a orientação para paisagem (horizontal), o app exibe um teclado completo, facilitando ainda mais a digitação.

Dica de App WiFi Mouse Teclado

O WiFi Mouse é compatível com Android (versão para smartphones e versão para tablets, em HD) e iOS (para iPhone/iPod Touch e iPad em HD), com uma versão gratuita com limitações e versão paga custando US$2,99, cerca de R$12. Lembrando que é necessário fazer o download do cliente para desktop no site oficial do app.

qr code

Código QR para Android

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!