Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Deezer está formulando sistema de monetização que seja mais justo aos artistas

Por| 11 de Setembro de 2019 às 18h33

Link copiado!

Deezer está formulando sistema de monetização que seja mais justo aos artistas
Deezer está formulando sistema de monetização que seja mais justo aos artistas
Tudo sobre Deezer

A plataforma de serviços streaming de música Deezer está focada no desenvolvimento de uma nova estrutura de pagamento. Por enquanto, o sistema consiste basicamente em fazer com que os artistas ganhem com base na porcentagem de ouvintes, e a ideia da mudança é que artistas menos conhecidos tenham um pagamento mais justo: sua taxa de inscrição sendo válida apenas para os artistas que você ouve. Inicialmente, o novo sistema de royalties vai ser testado na França, ao longo do próximo ano.

A empresa declara que já possui uma "solução técnica" para o novo sistema e não exige nenhum investimento significativo, precisa apenas envolver as pessoas certas, e mais de 40 gravadoras já concordaram com a nova estrutura, embora nenhuma delas seja a maior do setor.

Além disso, Deezer diz também que o sistema pode ajudar os artistas menos conhecidos do aplicativo a ganhar até 30% a mais, enquanto os principais artistas de streaming podem acabar ganhando 10% a menos. Outra característica dessa nova estrutura é que ela também poderia ajudar a eliminar (ou, na pior das hipóteses, pelo menos reduzir um pouco) a fraude de streaming de bots.

Continua após a publicidade

A Deezer também defende que esse novo sistema de pagamento aos artistas ajudaria a corrigir distorções nas paradas causadas por ouvintes mais jovens. Isso porque a faixa etária de 18 a 25 anos representa 19% de todos os assinantes, mas gera simplesmente 24% do total de royalties. Sendo assim, para ajudar a incentivar a nova abordagem, a empresa chegou inclusive a lançar uma campanha nas redes sociais e um site que detalha as vantagens trazidas pela estrutura em questão.

Por enquanto, os artistas são pagos com base na porcentagem de ouvintes que recebem. O aplicativo diz que a ideia da mudança é trazer um aumento de pelo menos 30% na monetização de artistas menos conhecidosPor enquanto, os artistas são pagos com base na porcentagem de ouvintes que recebem. O aplicativo diz que a ideia da mudança é trazer um aumento de pelo menos 30% na monetização de artistas menos conhecidos

Fonte: Deezer via Engadget