Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o phyphox, app que transforma seu smartphone em um laboratório mobile

Por| 20 de Agosto de 2018 às 15h45

Link copiado!

Phyphox
Phyphox

Smartphones hoje em dia já reúnem incontáveis funções que ajudam diferentes usuários em variadas tarefas. Mas além de serem computadores portáteis, eles podem também ser laboratórios portáteis. É possível medir a aceleração, campos magnéticos, o som, e até mesmo a pressão atmosférica. Para tal, basta utilizar aplicativos voltados a esse tipo de experimento, tais como o phyphox.

Este aplicativo de coleta de dados já está disponível para iOS e Android e permite que os usuários façam alguns experimentos interessantes utilizando todos os recursos possíveis de seus celulares. Um bom exemplo é relacionar a distância percorrida por uma bola quando está é jogada contra o chão e a velocidade alcançada pelo objeto.

O experimento da bola quicando requer apenas o aplicativo, o smartphone e, claro, uma bola. Depois de obter os três itens, é só fazer a bola saltar e fazer algum barulho quando atingir uma superfície. O app, que já deve estar iniciado nesse ponto, deve ser colocado perto do local que a bola atingiu para que o microfone capte o seu som.

O programa irá registrar todas as vezes que a bola quicar contra o chão e calcular a altura do salto. É possível também explorar a relação entre a distância inicial de queda e a altura de rejeição mesmo com diversas bolas, medindo assim o que muda de uma jogada para outra, se alcança a mesma altura ou a mesma energia, etc.

Continua após a publicidade

Medir a velocidade do som também é outro experimento que pode ser feito com o cronômetro acústico do phyphox, sendo necessário pelo menos dois smartphones para tal. Após coloca-los a uma distância conhecida (quanto mais longe, melhor), é necessário bater palmas ao lado de um. Este primeiro iniciará os temporizadores e, o outro, distante, fará o mesmo um pouco depois. Para parar, basta bater palmas do lado do segundo telefone.

Por fim, determinar a altura de um edifício também pode ser feito, desta vez com o barômetro do app. Funcionando um pouco melhor do que os GPS, o recurso medirá a pressão atmosférica em um elevador, por exemplo. O phyphox então registrará a mudança de pressão e, portanto, calcula a altura como uma função de tempo, usando dados registrados pelo acelerômetro.

Estes três, é claro, são apenas alguns dentre os diversos outros experimentos que podem ser feitos com a ajuda do aplicativo.

Continua após a publicidade

Fonte: Wired