Conheça o BLINDSPOT, app de mensagens anônimas

Por Dimitri Pereira

O polêmico aplicativo Blindspot, lançado em Israel no começo desse ano pela empresa Shellanoo Group, permite que o usuário envie mensagens instantâneas para qualquer pessoa sem que sua identidade seja descoberta. Ele garante 100% de seu anonimato e já está disponível em versões para iOS e Android. O software já é usado no mundo inteiro - inclusive no Brasil, onde o público pode baixar a versão com interface em português.

Por ser anônimo e por poder ser usado por qualquer pessoa, o Blindspot foi alvo de duras críticas, até mesmo por políticos israelenses, pois pode ser usado como ferramenta para práticas de bullying e abuso digital. Para os haters - nome dado a uma nova categoria de pessoas que se aproveitam do anonimato na internet para enviar ofensas, provocações agressões e ameaças a outras pessoas - é um prato cheio; por isso o aplicativo é tão polêmico, mesmo que a ideia pareça interessante.

Olhando por outro viés, o app Blindspot pode ser também uma maneira divertida de abordar os seus amigos desde que com ética e sensatez. Desde que você assuma a responsabilidade pelo que faz, está pronto para usá-lo. Baixe o aplicativo em seu smartphone e aprenda a usar as suas funções:

blindspot

Para se cadastrar:

Abra o Blindspot e cadastre-se. Você precisará aceitar os termos de serviço e em seguida informar o seu número de telefone com DDD. Isso é necessário para que o aplicativo certifique-se de que você é um usuário real e evitar que uma pessoa faça várias contas no serviço. Depois de confirmar, um SMS será enviado com um código de quatro dígitos que você deverá digitar na próxima etapa do cadastro.

blindspot

Enviando mensagens:

O aplicativo é muito fácil de usar e sua interface é muito simples.

1. Na página principal você tem acesso às conversas já iniciadas.

2. Tocando sobre o ícone no canto inferior direito, de um lápis sobre um quadrado dentro de um círculo verde, você tem acesso à sua agenda de telefones. A partir dela, tocando sobre um contato, uma janela já se abre para que você envie a sua mensagem anônima e comece o seu chat anônimo. Se algum contato seu já utiliza esse serviço, o nome dele ficará em destaque dentro de uma categoria chamada "Contatos do Blindspot".

3. Tocando sobre o ícone de lupa você pode procurar por uma conversa já iniciada.

blindspot

Assim que a conversa for iniciada, o aplicativo funcionará de forma bem parecida com o Whatsapp. Para escrever uma mensagem, basta tocar sobre a caixa de texto. Para enviar arquivos de fotos, vídeos ou mensagens de voz, basta tocar no canto inferior esquerdo na setinha branca dentro do círculo preto.

blindspot

Caso você esteja conversando com alguém pelo aplicativo e se sentir incomodado ou ofendido, basta tocar no canto superior direito. Uma outra janela irá se abrir com um botão vermelho escrito "Bloquear". Toque sobre ele e, dessa forma, quem te assedia não poderá mais lhe enviar mensagens, e nem você poderá mais enviar a ele.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.