Como salvar suas conversas do WhatsApp no Google Drive

Tudo sobre

Google

Apesar de não fazer tanto alarde sobre isso, a equipe de desenvolvimento do WhatsApp adicionou uma nova função ao aplicativo. Com ela, é possível definir um período de tempo dentro do qual as suas conversas serão salvas diretamente em sua conta do Google Drive.

A novidade está presente na versão 2.12.333 do WhatsApp para Android — uma função semelhante já existe há algum tempo na versão do aplicativo para iOS. A novidade está chegando aos poucos aos usuários, mas é possível obtê-la agora mesmo instalando o arquivo APK disponibilizado no site oficial do WhatsApp.

Então, se você quer salvar suas conversas no Drive em vez de usar o backup local do próprio WhatsApp (e, com isso, poder recuperar seus chats em qualquer dispositivo), aprenda a fazer isso agora. É tudo bem simples e não leva mais do que alguns instantes.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Passo 01

Primeiro, vamos conferir se o recurso já não está disponível no WhatsApp instalado em seu aparelho. Na tela inicial do app, pressione o menu dos três pontos localizados no canto superior direito e vá em Configurações > Conversas e chamadas > Backup de conversas.

Se essa opção estiver ativada e você já contar com a nova versão do aplicativo instalado em seu dispositivo, você verá uma tela com informações sobre o Google Drive. Então, basta fazer login em sua conta do Google e ativar a função “Fazer backup”. Mas se não for este o caso, siga para o passo adiante.

Passo 02

Para acessar a nova função, precisamos instalar o WhatsApp manualmente em seu gadget. Do seu dispositivo, acesse o site whatsapp.com/android e faça download do arquivo de instalação do app.

Se o seu aparelho não está habilitado para receber aplicativos de fontes externas, será preciso habilitá-lo agora (a alteração pode ser feita a partir de uma caixa de diálogo que aparece na tela neste momento). Não se preocupe, nenhuma instalação jamais será feita sem a sua autorização.

Passo 03

Após instalar o WhatsApp manualmente, abra o aplicativo. Ao fazer isso pela primeira vez, você vê na tela uma opção que informa alguns detalhes sobre a possibilidade de salvar suas conversas no Google Drive. Faça login com sua conta do Google clicando no botão ao lado da informação "Conta do Google" e defina a frequência com que as conversas devem ser salvas automaticamente.

Backup do WhatsApp no Google Drive

Passo 04

Para fazer backup manual, acesse novamente as configurações do WhatsApp e vá em Conversas e chamadas > Backup de conversas. Nesta tela, você deve clicar em “Fazer backup” e aguardar até que tudo seja salvo nas nuvens.

Backup do WhatsApp no Google Drive

Simples, não é mesmo? Deste jeito, fica mais fácil recuperar todos os diálogos sempre que você trocar de aparelho, por exemplo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.