Como postar vídeos do IGTV no feed do Instagram

Como postar vídeos do IGTV no feed do Instagram

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 17 de Agosto de 2021 às 13h40
Reprodução/Pexels

O Instagram (Android l iOS l Web) possui um algoritmo bastante complexo. No entanto, ao unir prática e um pouco de pesquisa, é possível entender alguns pilares básicos e truques para tornar as publicações mais atrativas tanto para o aplicativo quanto para outros usuários. Um desses truques é postar vídeos do IGTV no feed do Instagram — o que também vale para o Reels. Ao fazer isso, o post tem mais chances de chegar a um número maior de pessoas.

A rede social, vale frisar, é muito intuitiva. No entanto, as suas funções e ferramentas nem sempre são óbvias. Sabendo disso, o Canaltech decidiu te ensinar a postar vídeos do IGTV no feed do Instagram. Confira o passo a passo a seguir e impulsione os seus vídeos.

IGTV de cara “nova”

Antes de irmos ao que interessa, é importante lembrar que o IGTV sofreu algumas mudanças importantes. Antes, o recurso podia ser encontrado dentro do próprio aplicativo. No entanto, o Instagram achou mais interessante criar um app dedicado ao formato.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Desse modo, os criadores de conteúdo utilizam uma plataforma específica para criar, editar e publicar os vídeos. Embora isso não seja necessariamente uma novidade, muitos ainda pensam que o recurso está disponível no app do Instagram. Portanto, para realizar as etapas do tutorial, é necessário que você tenha o programa em mãos.

Como postar vídeos do IGTV no feed do Instagram

Passo 1: acesse o aplicativo IGTV: Vídeos do Instagram e clique no ícone de "+" localizado no canto superior direito;

Antes, era possível publicar IGTVs pelo aplicativo e pela versão para Web da rede social. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: agora, crie um novo conteúdo ou adicione um vídeo da sua galeria, tocando no ícone de paisagem no canto inferior esquerdo;

Com o recurso "Mãos Livres", os usuários podem gravar vídeos sem a necessidade de manter o botão de captura pressionado. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: para avançar, selecione um clipe com duração entre 1 e 15 minutos;

Nesse momento, os clipes curtos demais ficam esbranquiçados para sinalizar que são incompatíveis com o IGTV do Instagram. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: feito isso, toque na seta para direita localizada na parte inferior da tela;

Avance para finalizar sua postagem. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: entre os frames do vídeo, escolha um como capa ou adicione uma imagem da sua galeria. Em seguida, clique em "Avançar";

Escolha uma capa e prossiga. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 6: adicione um título ao seu IGTV e, caso queira, uma descrição. Antes de finalizar o post, localize a seção "Publicar uma prévia" e habilite a opção. Agora, clique em "Publicar no IGTV". Com isso, além do seu vídeo ser exibido na seção dedicada, também terá uma prévia do conteúdo no feed do Instagram.

Caso queira, você pode editar o IGTV que aparecerá no feed. Para tanto, basta clicar no botão abaixo da seção "Publicar prévia". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como postar vídeos do IGTV no feed do Instagram.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.