Como limpar conversas no Telegram

Como limpar conversas no Telegram

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 02 de Março de 2022 às 20h20
Canaltech/Felipe Freitas

Afinal, como limpar conversas no Telegram? Assim como o seu principal concorrente, o mensageiro permite remover o registro de mensagens sem excluir o chat. Além disso, o usuário pode recorrer a outras soluções da plataforma.

Em alguns casos, não basta limpar o bate-papo: é necessário apagá-lo por completo. Isso pode ser feito inclusive de forma programada. Dentro disso, é possível deletar o conteúdo só para você ou para todos. Aliás, isso vale tanto para chats privados, quanto para grupos e canais.

Como limpar conversas no Telegram pelo app

1. Com o Telegram (Android l iOS l Web) aberto no seu celular, acesse uma conversa. No canto superior direito, clique no botão de três pontos;

2. Na janela de opções que será exibida na sequência, selecione o comando “Limpar histórico”;

3. Para concluir, confirme a sua decisão. Para tanto, dê um toque sobre o comando mais uma vez.

Para limpar conversas no Telegram, acesse as opções do chat (Captura: Matheus Bigogno)

Usuários de iPhone podem simplesmente pressionar uma conversa na tela inicial que a opção já será exibida. Depois, basta seguir o passo a passo acima. A opção, contudo, não parece estar disponível na versão para Web.

As únicas saídas nesse caso são: excluir o chat por completo, como citado anteriormente, ou apagar as mensagens individualmente. Veja, a seguir, como realizar esses dois procedimentos.

Como limpar conversas no Telegram pelo PC

1. Entre na conversa, clique sobre o nome do chat e, depois, no ícone de caneta. À direita, selecione a opção "Delete and Leave Group". Depois, selecione se a ação será feita para todos os participantes. Para confirmar, dê um toque em "Delete Group";

Pelo computador, só há como deletar chats inteiros (Captura: Matheus Bigogno)

2. Para apagar uma mensagem por vez, selecione uma e, na parte inferior da tela, clique em "Delete". Para confirmar, selecione o comando novamente.

Outra saída é apagar cada mensagem do chat (Captura: Matheus Bigogno)

Caso queira apagar alguma conversa importante, lembre-se de realizar o backup no Telegram. Ainda que existam formas de recuperar itens excluídos em aplicativos como esse, o processo nem sempre é simples. Aliás, é importante que você saiba que as ações realizadas no aplicativo e no PC são sincronizadas — o que reforça a necessidade de um backup.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.