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Como inserir nota de rodapé no Word | Guia Prático

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Abril de 2024 às 12h00

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Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

Você pode inserir nota de rodapé no Word para explicar, comentar ou fornecer referências dentro de um documento. As notas de rodapé aparecem na parte inferior da página e são numeradas automaticamente pelo editor de texto.

O recurso pode ser usado em trabalhos acadêmicos, artigos científicos, documentos judiciais, relatórios, livros ou periódicos.

Como inserir nota de rodapé no Word

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Para inserir uma nota de rodapé no Word, siga estes passos:

  1. Abra o documento no Word;
  2. Posicione o cursor no local onde deseja inserir a nota de rodapé;
  3. No menu superior, acesse a aba “Referências”;
  4. Clique em “Inserir Nota de Rodapé”
  5. Escolha entre “Nota de Rodapé” ou “Nota de Fim”;
  6. Clique em “Ok” para confirmar.

Após selecionar “Nota de Rodapé”, o Word insere automaticamente um número de nota de rodapé no local onde você posicionou o cursor, e uma área de texto será aberta na parte inferior da página para que você possa digitar o conteúdo da nota.

Caso escolha por “Nota de Fim”, a caixa de texto será exibida no final do documento em vez da parte inferior da página.

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Como editar e inserir mais notas de rodapé

Você pode editar o conteúdo de uma nota de rodapé a qualquer momento no Word com um clique sobre o texto. Ao concluir as alterações, basta clicar fora da área da nota para retornar ao corpo do documento.

Além disso, você pode incluir quantas notas de rodapé forem necessárias para explicar o conteúdo ou apresentar as referências do trabalho. 

Para isso, basta repetir o processo de incluir nota em outro ponto do documento. O Word formata automaticamente a numeração das notas para seguir uma ordem sequencial; ou seja, para que comece com o número “1” na primeira nota e siga corretamente ao longo do texto.

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Veja também como ajustar a margem no Word e como fazer sumário de acordo com as normas da ABNT.