Como criar categorias e abas no Gmail
Por Guilherme Haas | Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Março de 2023 às 12h10
Para organizar o fluxo de e-mails na caixa de entrada, é possível criar categorias no Gmail e separar as mensagens em abas diferentes. A configuração permite classificar os e-mails entre as guias Principal, Promoções, Social, Atualizações e Fóruns.
Não é possível criar categorias personalizadas, apenas utilizar as opções sugeridas pela conta do Google. O recurso pode ser utilizado tanto pelo computador quanto pelo aplicativo do Gmail em celulares (Android e iOS).
Criar categorias no Gmail
Ao ativar as categorias no Gmail, os e-mails são organizados automaticamente entre as guias definidas pelo usuário. Você também pode arrastar uma mensagem de uma aba para outra para mudá-la de categoria.
Pelo computador
- Abra o Gmail no computador;
- Clique no botão “Configurações”, no canto superior direito, e em seguida em “Ver todas as configurações”;
- Selecione a aba “Caixa de entrada”;
- Em “Tipo de Caixa de Entrada”, selecione “Padrão”;
- Na seção “Categorias”, escolha as opções que deseja exibir em sua caixa de entrada;
- Marque a opção “Incluir mensagens marcadas com estrela na guia Principal”, caso queira exibir as mensagens favoritadas em categorias na aba Principal;
- Clique em “Salvar alterações” no final da página.
Não é possível criar as abas de categorias caso você tenha mais de 250 mil e-mails na caixa de entrada.
Pelo Android
- Abra o aplicativo Gmail;
- Clique em “Menu”, no canto superior direito, e em seguida em “Configurações”;
- Em “Tipo de Caixa de Entrada”, selecione “Caixa de entrada padrão”;
- Clique em “Categorias da Caixa de Entrada” e escolha as categorias desejadas.
Caso você utilize apenas a categoria "Principal" no computador, não será possível escolher "Categorias da Caixa de Entrada" pelo aplicativo.
Pelo iOS
- Abra o app Gmail;
- Clique em “Menu”, no canto superior esquerdo, e em seguida em “Configurações”;
- Em “Caixa de Entrada”, clique em “Personalização da Caixa de Entrada”;
- Selecione “Categorias da Caixa de Entrada” e marque as categorias desejadas.
Se quiser restaurar a caixa de entrada sem abas, desmarque as categorias.
Categorias de e-mails no Gmail
As categorias no Gmail também podem ser utilizadas para pesquisas, mesmo sem ativar as guias na caixa de entrada. Para isso, você deve digitar category: nome da categoria e o termo de busca na caixa de busca. Por exemplo, para procurar por um e-mail sobre evento vindo de “Social”, você pode pesquisar por category:social evento.
Por padrão do Google, as mensagens são classificadas em categorias da seguinte forma:
- Principal: e-mails de pessoas que você conhece e mensagens que não aparecem em outras guias;
- Social: mensagens de redes sociais e sites de compartilhamento de mídia;
- Promoções: descontos, ofertas e outros e-mails promocionais;
- Atualizações: notificações, confirmações, recibos, contas e extratos;
- Fóruns: mensagens de grupos online, fóruns e listas de e-mails;
- Reservas: confirmações de voos, reservas em hotéis e em restaurantes;
- Compras: e-mails de pedidos, fretes e entregas.
As categorias “Reservas” e “Compras” não aparecem como opções para criar aba na caixa de entrada do Gmail, mas podem ser utilizadas para pesquisas e filtros.