Publicidade

Como descobrir se um pendrive é falso? Este app ajuda

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Outubro de 2023 às 11h30

Link copiado!

Reprodução: ibrandify/Freepik
Reprodução: ibrandify/Freepik

A GRC (Gibson Research Corporation) lançou um novo programa totalmente gratuito voltado para análise de dispositivos de armazenamento USB, usado para verificar se o pen drive é falso ou não, além de checar a integridade do espaço disponível.

Disponível para Windows, o programa é simples de usar e consegue verificar de maneira rápida qualquer problema encontrado, como pen drives que são vendidos como 2 TB de espaço mas contém apenas 512 GB – capaz também de analisar cartões de memória por meio de adaptadores.

Continua após a publicidade

Além de encontrar espaços falsos, o programa identifica erros de leitura e gravação que também podem atrapalhar no armazenamento e até comprometer possíveis dados inseridos posteriormente em setores falhos.

Vale lembrar que alguns dispositivos possuem tamanho errado e não demonstram por terem configurações distorcidas no chip interno, em que o USB pode ter 128 GB e o Windows identificar 1 TB no "Meu Computador" por conta dessa falsificação.

Para baixar o programa, acesse o site oficial do GRC e instale o ValiDrive em seu computador. Nos testes, o desenvolvedor ressalta que comprou 12 pen drives de 1 e 2 TB dos mais baratos em lojas online no mês de setembro de 2023 e todos apresentaram falha no tamanho original, então vale a pena verificar os que você possui.