Publicidade
Conteúdo apoiado por
Ir para o site do Kaspersky!

Como copiar e colar no notebook | Teclado e Voz

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  |  • 

Compartilhe:
Vecstock/Freepik
Vecstock/Freepik

Entre as funções básicas na navegação e produção de documentos está o recurso de copiar e colar no notebook. O comando permite duplicar e mover informações entre aplicativos nos sistemas operacionais Windows, macOS e Linux.

Você pode copiar e colar textos e imagens através de atalhos do teclado, de cliques com o mouse e até por comando de voz. É possível também utilizar a área de transferência dos sistemas e seus apps para gerenciar simultaneamente vários itens copiados.

Como copiar e colar no notebook

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O comando de copiar e colar no notebook requer a seleção do conteúdo a ser duplicado e a escolha do local de destino — e é possível transferir os dados entre arquivos e aplicativos diferentes.

Como copiar e colar com o teclado

É possível replicar um conteúdo com o uso do atalho de teclado nos notebooks Windows, Linux e macOS (nos Mac, troque a tecla Ctrl pela tecla Command):

  1. Selecione o texto ou a imagem no local de origem;
  2. Pressione as teclas “Ctrl” e “C” juntas para copiar;
  3. Posicione o cursor no local de destino;
  4. Pressione as teclas “Ctrl” e “V” juntos para colar.

Caso queira mover os dados sem manter no local original, você pode usar a função “Recortar” com o comando Ctrl + X.

Como copiar e colar com o mouse

Também é possível usar o botão secundário do mouse para copiar e colar no notebook de qualquer sistema operacional.

Continua após a publicidade
  1. Selecione o conteúdo que deseja copiar;
  2. Clique com o botão secundário e selecione “Copiar”;
  3. Vá ao ponto de destino onde deseja replicar o conteúdo;
  4. Clique com o botão secundário do mouse e selecione “Colar”.

Você também pode usar a função “Recortar” para mover texto e imagens de um ponto a outro sem manter os dados no local de origem.

Como copiar e colar com comando de voz

Os notebooks também podem ser controlados através de comando de voz, o que permite a ação de copiar e colar textos e mídias com esse recurso. Veja os comandos padrões para realizar essas ações:

Continua após a publicidade
AçãoComando de voz
Copiar o texto selecionado ou o último texto ditado
  • "Copiar isso"
Copiar a palavra anterior ou próxima
  • "Copiar palavra anterior"
  • "Copiar a última palavra"
  • "Copiar a próxima palavra"
Copiar um número de palavras anteriores ou próximas
  • "Copiar as X palavras anteriores"
  • "Copiar X palavras"
  • "Copiar as próximas X palavras"
Copiar a linha anterior
  • "Copiar linha anterior"
  • "Copiar a última linha"
Copiar um número de linhas anteriores ou próximas
  • "Copiar as últimas X linhas”
  • "Copiar as próximas X linhas”
Copiar o parágrafo anterior ou próximo
  • "Copiar parágrafo anterior”
  • "Copiar o último parágrafo"
  • "Copiar o próximo parágrafo"
Copiar um número de parágrafos anteriores ou próximos
  • "Copiar os X parágrafos anteriores"
  • "Copiar os próximos X parágrafos"
Colar o texto em uma caixa de texto
  • "Colar"
  • "Colar aqui"
  • "Colar isso"

Como copiar e colar com a Área de transferência

O Windows e a suíte de aplicativos Microsoft 365 (Office) possuem ainda o recurso “Área de transferência”, no qual é possível consultar os últimos itens copiados e selecionar múltiplos itens para colar em novos destinos.

Como usar a área de transferência no Windows

Continua após a publicidade

A área de transferência do Windows pode ser acessada pelo atalho de tecla Windows + V.

  1. Pressione as teclas “Windows” e “V” juntas;
  2. Ative a área de transferência;
  3. Selecione e copie múltiplos textos;
  4. Posicione o cursor no local de destino;
  5. Retorne à área de transferência;
  6. Escolha o material que deseja colar;
  7. Clique no trecho da área de transferência para colar.

Como usar a área de transferência no Microsoft 365

Continua após a publicidade

O pacote Microsoft 365 também conta com o recurso de área de transferência para copiar e colar múltiplos itens — mas somente no sistema Windows. Para ativar o recurso, siga estes passos:

  1. Clique no botão Home e acesse “Área de transferência”;
  2. Copie os textos e imagens que desejar*;
  3. Clique no local em que deseja colar os itens;
  4. Retorne ao painel da área de transferência;
  5. Clique duas vezes em um item para colar;
  6. Selecione “Colar tudo” para transferir todos os itens de uma vez.

*A área de transferência do Microsoft 365 permite copiar até 24 itens. Ao copiar o 25º, o primeiro será excluído da sua lista.

A versão do Microsoft 365 para macOS, assim como o sistema operacional em si, não possui um recurso nativo de área de transferência para copiar e colar múltiplos itens.

Continua após a publicidade

Veja também como copiar e colar no WhatsApp por celular Android ou iOS.