Como copiar e colar no notebook | Teclado e Voz
Por Guilherme Haas • Editado por Douglas Ciriaco | •

Entre as funções básicas na navegação e produção de documentos está o recurso de copiar e colar no notebook. O comando permite duplicar e mover informações entre aplicativos nos sistemas operacionais Windows, macOS e Linux.
Você pode copiar e colar textos e imagens através de atalhos do teclado, de cliques com o mouse e até por comando de voz. É possível também utilizar a área de transferência dos sistemas e seus apps para gerenciar simultaneamente vários itens copiados.
Como copiar e colar no notebook
O comando de copiar e colar no notebook requer a seleção do conteúdo a ser duplicado e a escolha do local de destino — e é possível transferir os dados entre arquivos e aplicativos diferentes.
Como copiar e colar com o teclado
É possível replicar um conteúdo com o uso do atalho de teclado nos notebooks Windows, Linux e macOS (nos Mac, troque a tecla Ctrl pela tecla Command):
- Selecione o texto ou a imagem no local de origem;
- Pressione as teclas “Ctrl” e “C” juntas para copiar;
- Posicione o cursor no local de destino;
- Pressione as teclas “Ctrl” e “V” juntos para colar.
Caso queira mover os dados sem manter no local original, você pode usar a função “Recortar” com o comando Ctrl + X.
Como copiar e colar com o mouse
Também é possível usar o botão secundário do mouse para copiar e colar no notebook de qualquer sistema operacional.
- Selecione o conteúdo que deseja copiar;
- Clique com o botão secundário e selecione “Copiar”;
- Vá ao ponto de destino onde deseja replicar o conteúdo;
- Clique com o botão secundário do mouse e selecione “Colar”.
Você também pode usar a função “Recortar” para mover texto e imagens de um ponto a outro sem manter os dados no local de origem.
Como copiar e colar com comando de voz
Os notebooks também podem ser controlados através de comando de voz, o que permite a ação de copiar e colar textos e mídias com esse recurso. Veja os comandos padrões para realizar essas ações:
Ação | Comando de voz |
Copiar o texto selecionado ou o último texto ditado |
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Copiar a palavra anterior ou próxima |
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Copiar um número de palavras anteriores ou próximas |
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Copiar a linha anterior |
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Copiar um número de linhas anteriores ou próximas |
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Copiar o parágrafo anterior ou próximo |
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Copiar um número de parágrafos anteriores ou próximos |
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Colar o texto em uma caixa de texto |
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Como copiar e colar com a Área de transferência
O Windows e a suíte de aplicativos Microsoft 365 (Office) possuem ainda o recurso “Área de transferência”, no qual é possível consultar os últimos itens copiados e selecionar múltiplos itens para colar em novos destinos.
Como usar a área de transferência no Windows
A área de transferência do Windows pode ser acessada pelo atalho de tecla Windows + V.
- Pressione as teclas “Windows” e “V” juntas;
- Ative a área de transferência;
- Selecione e copie múltiplos textos;
- Posicione o cursor no local de destino;
- Retorne à área de transferência;
- Escolha o material que deseja colar;
- Clique no trecho da área de transferência para colar.
Como usar a área de transferência no Microsoft 365
O pacote Microsoft 365 também conta com o recurso de área de transferência para copiar e colar múltiplos itens — mas somente no sistema Windows. Para ativar o recurso, siga estes passos:
- Clique no botão Home e acesse “Área de transferência”;
- Copie os textos e imagens que desejar*;
- Clique no local em que deseja colar os itens;
- Retorne ao painel da área de transferência;
- Clique duas vezes em um item para colar;
- Selecione “Colar tudo” para transferir todos os itens de uma vez.
*A área de transferência do Microsoft 365 permite copiar até 24 itens. Ao copiar o 25º, o primeiro será excluído da sua lista.
A versão do Microsoft 365 para macOS, assim como o sistema operacional em si, não possui um recurso nativo de área de transferência para copiar e colar múltiplos itens.
Veja também como copiar e colar no WhatsApp por celular Android ou iOS.