Como bloquear o Telegram com senha

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Desiree Catani

Considerado um dos principais concorrentes do WhatsApp na atualidade, o Telegram é um aplicativo open source para troca de mensagens. Ele suporta envio e recebimento de conteúdos em texto, fotos, vídeos e áudio, usando sempre a sua conexão com a internet, seja via pacote de dados ou Wi-Fi.

O programa traz alguns recursos inovadores, sempre com foco em maior segurança e privacidade para os seus usuários. Uma dessas opções é a possibilidade de adicionar uma senha que vai bloquear o acesso ao Telegram, ou seja, ninguém além de você poderá acessar o app quando você deixa seu celular de bobeira em cima da mesa, por exemplo.

Ativar esta função é bem simples e pode ser um mecanismo de proteção interessante para evitar a ação de bisbilhoteiros em seu Telegram. Veja agora como ativar a senha de bloqueio do aplicativo.

1. Toque sobre o botão de menu na tela inicial do Telegram, vá em “Configurações” e depois em “Privacidade e Segurança”.

Senha de bloqueio no Telegram

2. Na nova tela, toque sobre a opção “Senha de Bloqueio”.

Senha de bloqueio no Telegram

3. Agora, ative a opção “Senha de Bloqueio”.

Senha de bloqueio no Telegram

4. Ao fazer isso, surge na tela um campo para você criar uma senha — faça isso uma vez e uma nova tela pedirá a confirmação da senha. Conclua o processo e você já tem seu aparelho protegido.

Senha de bloqueio no Telegram

5. Antes de finalizar, é preciso definir depois de quanto tempo o seu aplicativo será bloqueado. Faça isso tocando sobre a opção “Auto-bloquear” e escolha algum valor entre um minuto e cinco horas — ou deixe esta opção no modo “Desativado”.

Senha de bloqueio no Telegram

6. Caso tenha optado por desativar o autobloqueio, é possível ativar a trava manualmente na tela inicial do Telegram por meio de um cadeado. Quando o cadeado estiver fechado, o app está bloqueado; quando ele está aberto, o app está desbloqueado.

Senha de bloqueio no Telegram

Quando o bloqueio estiver ativado, sempre que acessar o Telegram, você deverá inserir a sua senha para desbloqueá-lo.

Senha de bloqueio no Telegram