Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cilada: falso cupom de desconto do McDonald's extorque vítimas no WhatsApp

Por| 16 de Setembro de 2016 às 21h05

Link copiado!

Cilada: falso cupom de desconto do McDonald's extorque vítimas no WhatsApp
Cilada: falso cupom de desconto do McDonald's extorque vítimas no WhatsApp

Uma falsa campanha de brindes e descontos está atraindo milhares de brasileiros no WhatsApp, usando o nome da famosa cadeia de restaurantes McDonald's. O golpe consiste em um suposto cupom de desconto e tem como objetivo extorquir as vítimas, segundo a empresa de segurança PSafe. Esta não é a primeira vez que o nome da lanchonete de fast-food é associado a falsos prêmios no mensageiro.

A isca funciona da seguinte forma: assim que o usuário recebe um link com um voucher falso, ele é orientado a clicar sobre ele e compartilhar com os amigos em grupos ou conversas privadas no aplicativo. Os criminosos ainda solicitam que a vítima faça um cadastro em um suposto site para conseguir o desconto.

Assim que os mais desavisados clicam e inserem seus dados neste site, as portas se abrem para que novos aplicativos intrusos sejam instalados no smartphone das vítimas e acabem realizando cobranças indevidas ou roubando senhas, credenciais e dados importantes, em uma técnica conhecida no mundo do cibercrime como phishing.

Continua após a publicidade

A orientação, nesse caso, é simples: desconfie de cupons de desconto que surgirem sem motivo em conversas no WhatsApp e não clique em links oferecendo prêmios que chegam por mensagens. Mais importante que isso: não realize cadastros em sites desconhecidos, não forneça dados pessoais ou bancários e não compartilhe esse tipo de campanha com seus contatos. No Android, é sempre bom manter um antivírus atualizado e ativo, para evitar cair em golpes como este.

Fonte: Portal N10, IDG Now!