Chrome vai deixar você conversar com IA para pesquisar no histórico
Por André Lourenti Magalhães | •

O Google anunciou uma série de novidades com IA para o Chrome. Além de uma ferramenta parecida com o Circule para Pesquisar, já liberada em fase de testes, o navegador anunciou uma nova opção para pesquisar no histórico e um comparador de produtos para facilitar na hora da decisão de compra.
Busca inteligente no histórico
A IA integrada ao Chrome vai permitir que as buscas no histórico aceitem comandos em linguagem natural, como se você pudesse conversar com o navegador da mesma forma que fala com outra pessoa. Ao digitar algo como “quais sorveterias eu pesquisei na semana passada?”, o app mostra todos os sites de estabelecimentos acessados durante o período.
O Google informa que o recurso é opcional e pode ser desativado a qualquer momento nas configurações. No entanto, será lançado apenas nos EUA durante a fase inicial.
Pesquisa por imagem no Lens
A nova busca com o Google Lens nos computadores permite selecionar um fragmento da tela e pesquisar apenas o conteúdo destacado — o recurso lembra o Circule para Pesquisar, lançado para celulares no começo do ano, com a diferença de que o usuário arrasta o mouse para escolher a área de pesquisa.
Além disso, a IA do Google consegue identificar um objeto selecionado e abrir a pesquisa automaticamente. É possível usar a ferramenta para identificar plantas, ver modelos parecidos do mesmo objeto e até resolver equações matemáticas.
A desenvolvedora revela que a novidade será liberada para todos os usuários a partir dos próximos dias — por enquanto, só é possível acessá-la nas versões Beta e Canary do Chrome, que possuem caráter experimental.
Comparador de produtos
Outra novidade é o “Tab compare” (“Comparador de abas”, em tradução livre), com potencial para facilitar as compras. Durante uma pesquisa por produtos, o Chrome consegue criar um resumo com as informações principais de cada item nas abas abertas, incluindo preço, avaliação média e especificações técnicas.
A ferramenta roda nativamente no navegador e pode ser usada para comparar produtos de diferentes sites. Inicialmente, o recurso será liberado apenas nos EUA. Vale reforçar que o Google amplia o uso de IA no Chrome e já anunciou uma integração para incluir o Gemini no navegador para desktop.