Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome vai avisar se você criar senhas fracas demais

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Julho de 2022 às 12h20

Link copiado!

Reprodução/WPism
Reprodução/WPism

O Google Chrome poderá avaliar a força das suas senhas em breve. Um recurso experimental recentemente descoberto pelo informante Leopeva64-2 antecipou que o navegador conseguirá analisar a resistência das credenciais sem precisar de extensões ou ferramentas complementares.

A função se chama “Password Strength Indicator” (ou “Indicador de força de senha”, em tradução livre) e foi encontrada na versão mais recente do Chrome Canary, a compilação 106. Conforme a descrição, a ferramenta servirá para “mostrar um indicador de força da senha ao digitar as credenciais em um novo cadastro”.

Continua após a publicidade

Ainda não há informações concretas sobre o avaliador de credenciais do Chrome (tampouco prints para ver como ele vai se parecer). Atualmente, a função parece não estar pronta para experimentação, uma vez que ela não funciona nem mesmo se a flag estiver habilitada na versão Canary.

Mais recursos nativos

Ter um avaliador de senhas embutido no navegador poupa o usuário de recorrer a alternativas de terceiros, como gerenciadores de senha, ou dependa da verificação integrada ao site de cadastro (que nem sempre existe). O Chrome deve conferir, de forma local (para preservar a privacidade do usuário), a combinação de caracteres, a complexidade da sequência e sugerir ações para fortalecer a palavra-chave.

Além desse investimento, o gerenciador de senhas integrado ao Chrome está cada vez melhor. Em fevereiro deste ano, o Google incluiu uma seção dedicada para a alteração manual de credenciais — coisa que, antes, só estava disponível no Android.

Continua após a publicidade

Disponibilidade

A versão estável do Chrome está na versão 103, enquanto o Chrome Canary, em que foi encontrada a novidade, está na 106. A função ainda não está disponível para testadores, então é possível que ela continue em desenvolvimento por mais compilações, porém, se ela for lançada neste update, usuários deverão esperar por pelo menos dois meses para experimentá-la.