Publicidade

ChatGPT deixa você controlar nível de entusiasmo da IA nas respostas; saiba como

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Emiliano Vittoriosi/Unsplash
Reprodução/Emiliano Vittoriosi/Unsplash

O ChatGPT recebeu uma atualização que agora permite que os usuários controlem o nível de entusiasmo do chatbot durante as conversas. Anunciada na última sexta-feira (19), a novidade também possibilita o ajuste de outras características da ferramenta de inteligência artificial (IA).

Essa atualização surge no final de um ano em que a IA recebeu críticas até mesmo do CEO da OpenAI, Sam Altman, que afirmou que a personalidade do modelo GPT-4o era “bajuladora e irritante”. Ele chegou a dizer que o chatbot estaria “enrolando” os usuários antes de apresentar a resposta final.

Por outro lado, também neste ano, usuários se queixaram de que o modelo GPT-5 tinha uma personalidade mais fria, com respostas mais diretas e um tom mais “empresarial”. Agora, o controle de algumas características da IA está nas mãos dos usuários.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como controlar as características do ChatGPT?

A atualização anunciada pela OpenAI permite que os usuários ajustem quatro características do ChatGPT:

  • Acolhedora;
  • Entusiasmada;
  • Listas e cabeçalhos;
  • Emojis.

As alterações relacionadas a esses pontos podem ser feitas ao acessar a aba “Personalização”, no menu de configurações da IA. Nela, é possível escolher entre as opções “mais”, “padrão” e “menos” para cada característica.

É importante destacar que esse controle não exclui completamente nenhuma dessas características das interações com o chatbot, apenas reduz sua presença nas conversas. No caso dos emojis, por exemplo, selecionar a opção “menos” não significa que o ChatGPT deixará de usá-los.

Além da novidade, os usuários continuam podendo escolher o “estilo e tom básicos” da ferramenta, com opções predefinidas que variam do “profissional” ao “cínico”.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: O 'ChatGPT Atlas' chegou: o navegador da OpenAI que usa IA pra "lembrar" do que você gosta