Rival do Uber estreia em São Paulo cobrando apenas por quilômetro rodado

Por Redação | 06.06.2016 às 10:26 - atualizado em 08.06.2016 às 09:26

A Cabify está estreando hoje (06) na cidade de São Paulo. O serviço possui aplicativos para Android e iOS, nos quais os usuários poderão fazer seus pedidos de transporte na capital paulista. No futuro, a empresa deverá atuar também nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro. Diferentemente do Uber, a forma de cobrança por corridas da Cabify é baseada apenas por quilômetro rodado, deixando de lado o tempo que o passageiro permanece no veículo. Sendo assim, o preço praticado pela plataforma é bastante competitivo.

Isso significa que, ao se deparar com um congestionamento, o passageiro não paga pelos minutos que permanecer parado. No entanto, os valores variam de acordo com a corrida e com o horário em que ela acontece. São cobrados R$ 2,50 a cada quilômetro em percursos de 5 km a 10 km. Já para percursos de 10 km a 25 km são cobrados R$ 2, enquanto rotas acima de 25 km ficam em R$ 3 por quilômetro. A cada viagem realizada, 25% do total é pago automaticamente à Cabify e o restante fica para o motorista parceiro da empresa.

O UberX cobra uma tarifa base de R$ 2,00, além de R$ 0,26 por minuto e R$ 1,40 por quilômetro rodado. Para tarifa dinâmica, o preço aumenta de acordo com a demanda em uma determinada região, o que encarece as corridas em horário de pico. No Cabify, não há tarifa dinâmica, mas o serviço também não oferece compartilhamento de veículos, o que reduziria os valores do preço das corridas. O Cabify, assim como outros aplicativos de transporte, não cobra nenhuma taxa pela mudança de município, o que reduz o preço da corrida para viagens a cidades vizinhas.

Somente o Cabify Light, semelhante ao UberX, começará a atuar em São Paulo nesta segunda-feira. Praticamente todos os modelos sedãs se enquadram no serviço, enquanto que apenas alguns modelos hatch podem entrar no serviço. Carros mais simples, como o Uno e o Celta, não se enquadram nos pré-requisitos do serviço. A qualidade do serviço oferecido é a principal aposta da Cabify e ela acredita que o Brasil deverá se tornar um dos seus principais mercados globais devido à grande demanda por transporte individual em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Para comemorar sua chegada a São Paulo, a empresa irá oferecer algumas viagens gratuitas para que clientes possam experimentar o serviço. O código MEUCABIFY oferece duas corridas de R$ 20 aos usuários novatos do app.

Via Exame