Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bug do Adobe Lightroom apaga para sempre fotos de usuários no iPhone e no iPad

Por| 21 de Agosto de 2020 às 10h42

Link copiado!

Adobe
Adobe
Tudo sobre Adobe

A Adobe confirmou um problema relatado por diversos usuários nas redes sociais e que apagou fotos e ajustes no aplicativo Lightroom para iOS e iPadOS. A empresa informou que não é possível recuperar as imagens e ajustes apagados pelo bug na versão 5.4.0 do app e pediu desculpas pelo problema.

Representante da empresa, Rikk Flohr publicou um comunicado no fórum do Photoshop — marcado como uma “resposta oficial” — informando que a empresa está ciente do problema e já disponibilizou uma atualização livre do bug — a versão 5.4.1.

A Adobe destacou, porém, que a instalação da versão corrigida não recupera as fotos ou ajustes perdidos na atualização anterior.

Continua após a publicidade

Apenas iPhone e iPad

Versões do aplicativo da Adobe para outros sistemas, como Android, macOS ou Windows, não foram afetadas pelo problema. Além disso, cópias de segurança feitas no serviço Lightroom Cloud não foram perdidas. Contudo, assinantes do serviço que não sincronizaram seus arquivos e instalaram o Lightroom 5.4.0 também foram impactados pelo problema. Um

comunicado na página de suporte da empresa deu maiores detalhes sobre o ocorrido:

Alguns clientes que atualizaram para o Lightroom 5.4.0 no iPhone e iPad podem estar perdendo fotos e/ou predefinições. Isso afetou os clientes que usam o Lightroom mobile sem uma assinatura da nuvem da Adobe. Também afetou os clientes da nuvem Lightroom com fotos e predefinições que ainda não haviam sido sincronizadas com a nuvem da Adobe. Uma nova versão do Lightroom mobile (5.4.1) para iOS e iPadOS foi lançada para evitar que esse problema afete clientes adicionais. A instalação da versão 5.4.1 não restaurará fotos ou predefinições apagadas para clientes afetados pelo problema introduzido na [versão] 5.4.0. Estamos cientes de que alguns clientes possuem fotos e predefinições que não podem ser recuperadas. Sabemos como isso será frustrante e incômodo para as pessoas afetadas e pedimos sinceras desculpas.
Continua após a publicidade

A empresa informou ainda que usuários no iPhone e no iPad podem recorrer a seus outros backups — por exemplo, no iCloud ou Google Photos — para tentar recuperar algumas de suas imagens.

Revolta nas redes sociais

No fórum de discussões Reddit, diversos usuários relatam ter perdido anos de trabalho para o bug no Lightroom.

Continua após a publicidade

O problema atingiu também brasileiros, que desabafaram no Twitter:

Continua após a publicidade

Faça backups

O problema destaca mais uma vez a importância de fazer cópias de segurança de arquivos importantes. As fotos e ajustes perdidos para o bug no Lightroom poderiam ter desaparecido também com um simples problema técnico no aparelho ou caso ele fosse levado por um ladrão, portanto confira estas dicas para não ser o próximo surpreendido:

Continua após a publicidade

Fonte: Adobe (1, 2) via TechRadar