Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Briar, um mensageiro seguro e descentralizado, ganha versão estável para Android

Por| 11 de Maio de 2018 às 08h22

Link copiado!

bernardbodo/Depositphotos
bernardbodo/Depositphotos

Praticamente todo aplicativo de mensagens instantâneas da atualidade protege suas conversas com criptografia — porém, isso não é suficiente para garantir a proteção e o sigilo de suas informações sensíveis. Sendo assim, um grupo de desenvolvedores iniciou, há alguns meses, o Project Briar, que tem como objetivo desenvolver um app de comunicação de código-aberto e totalmente descentralizado baseado na rede Tor.

Em apps normais, todas as mensagens que você envia e recebe permanecem salvas em um (ou mais) servidor central que pertence à companhia que o desenvolveu. No Briar, porém, as conversas ficam armazenadas localmente nos aparelhos móveis de cada usuário, sendo frequentemente sincronizadas entre os diferentes gadgets de acordo com a necessidade. Ou seja — a própria comunidade é o servidor.

Tal esquema de funcionamento elimina diversas situações perigosas, como ataques DDoS (visto que não há servidores centrais) ou bloqueios do serviço por ordem judicial. Além disso, o Briar lhe permite continuar conversando com pessoas próximas de você via Wi-Fi ou até mesmo Bluetooth; obviamente, a comunicação e sincronização também é criptografa, evitando eventuais tentativas de vigilância.

Após permanecer durante um bom tempo em fase beta, a versão 1.0 do aplicativo finalmente foi lançada e já está disponível para download gratuito na Play Store. Porém, lembre-se: este não é um mensageiro “bonitinho” e cheio de recursos como o WhatsApp; trata-se de uma ferramenta de comunicação para quem precisa trocar informações sensíveis sem correr o risco de sofrer ataques cibernéticos.

Continua após a publicidade

Fonte: Project Briar