Banco do Brasil libera WhatsApp para emitir boletos e acompanhar pagamentos

Banco do Brasil libera WhatsApp para emitir boletos e acompanhar pagamentos

Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 23 de Agosto de 2021 às 23h30
Divulgação/Thomas Ulrich/Pixabay

O Banco do Brasil (BB) anunciou que, a partir desta segunda-feira (23), permite que seus clientes usem o WhatsApp como forma de realizar cobranças bancárias. Segundo a empresa, o comunicador pode ser usado para registrar boletos, fazer comandos de instrução e consultas a pagamentos.

Todo o processo é feito através de uma conversa com o número que o BB usa no comunicador: (61) 4004-0001. Ele abriga o Especialista PJ, assistente virtual do banco, que pode ser adicionado digitando “#PJ” (sem os asteriscos) e, em seguida, escrevendo “Preciso registrar um boleto” e informando os dados do pagador (CPF, nome completo, endereço e complemento) e os detalhes do pagamento (valor e vencimento).

Imagem: Divulgação/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Assim que o cliente confirmar as informações, o boleto será gerado e já poderá ser encaminhado ao pagador, seja pelo próprio WhatsApp ou outros meios de comunicação. A consulta ao estado de pagamento dos boletos pode ser feita mandando a frase “Preciso consultar um boleto” ao assistente, que também permite modificações em documentos já criados através do comando “Preciso alterar um boleto”.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Ajuda a pequenos empreendedores

Segundo Pedro Bramont, diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, a ferramenta surge como uma forma de facilitar a vida de pequenos empreendedores. Além de usar o comunicador pertencente ao Facebook para se comunicar com clientes e combinar a entrega de produtos, agora eles também têm a opção de gerar documentos de pagamento com agilidade e segurança.

“Ou seja, estamos ajudando nosso cliente PJ a aumentar sua chance de receber pagamentos com uma solução de extrema simplicidade e facilidade, suportada por inteligência artificial”, explica Bramont. Lançado em 2020, o Especialista PJ do BB também realiza atendimentos sobre crédito, capital de giro, desconto de títulos, folhas de pagamento, descontos de cheques, conta corrente e cartão de crédito para pessoas jurídicas, bem como consultas de saldo, extrato e limite do cartão.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.