Publicidade

Atualização do Telegram finalmente permite marcar mídias como spoiler

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Janeiro de 2023 às 17h20

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre Telegram

O Telegram recebeu mais uma atualização importante. O mensageiro ganhou funcionalidades inéditas no app, incluindo a capacidade de marcar fotos e vídeos como spoiler e enviá-las desfocadas, opções refinadas para o gerenciamento de armazenamento em cache, a possibilidade de ocultar a foto para qualquer pessoa e mais.

Mídias como spoiler

As novidades foram várias, mas talvez a maior seja o envio de mídias desfocadas por padrão. Ao enviar uma foto ou vídeo que nem todos gostariam de ver, o usuário pode marcá-la como “spoiler” e acrescentar uma camada “embaçada” sobre o registro e permitir que somente os integrantes do grupo interessados confiram o conteúdo.

Continua após a publicidade

A ideia segue a mesma dinâmica das redes sociais no compartilhamento de conteúdo violento, como no Instagram e no Twitter. Porém, a escolha do que desfocar aqui recai ao usuário, então há mais versatilidade — inclusive, servindo como meio para incrementar discussões de filmes sem estragar a experiência alheia.

Gerenciamento de armazenamento cache

Agora, o Telegram separou a exclusão automática de mídias em cache para cada tipo de chat. No menu de configurações, o usuário poderá definir individualmente se a limpeza do app deve ser aplicada automaticamente em grupos, chats privados e canais.

Continua após a publicidade

Ferramentas de edição melhores

Para imagens enviadas no app, a ferramenta de desenho está mais refinada e muda de espessura conforme o desenho e pode ter as pontas arredondadas para dar um “toque final” sem muito esforço. Em fotos, também foram acrescentadas novas opções de personalização, como novos tipos, formatos e tamanhos de fontes e a capacidade adicionar emojis animados.

Além disso tudo, para incrementar as conversas no Telegram, o app permitirá que amigos definam uma foto de perfil particular para outro contato. A imagem personalizada é exclusiva e nem mesmo o contato em questão saberá qual foi a escolhida.

Continua após a publicidade

Grupos com membros ocultados

Como um incremento em privacidade, o Telegram permitirá que administradores de grupos com mais de 100 integrantes ocultem a lista de participantes. A ideia é evitar que os chats coletivos sirvam como rota para golpistas e outros integrantes. Também para esses chats, foram implementadas novas animações.

Continua após a publicidade

Fotos de perfil separadas

Ainda sobre privacidade, a atualização do Telegram incluiu a possibilidade de definir fotos de perfil específicas para o público e para seus contatos. A ideia é que pessoas de confiança tenham acesso a uma foto específica, enquanto os demais consigam identificá-lo, mas não com a mesma figura.

Outra adição importante está na possibilidade de ocultar a foto para todo mundo, exceto para contatos específicos.

Atualização gradativa

Continua após a publicidade

O update do Telegram está em circulação já há alguns dias, mas pode não ter alcançado todo mundo até o momento. Portanto, verifique na loja de aplicativos do seu celular se há atualizações pendentes para o aplicativo.