Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização bloqueia uso de versões modificadas no Amazon Fire TV Stick

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Fevereiro de 2022 às 15h25

Link copiado!

Rafael/Canaltech
Rafael/Canaltech
Tudo sobre Amazon

Uma atualização recente do Fire TV Stick (2021) começou a bloquear o uso de quem utiliza um inicializador personalizado. De dois anos para cá, muitos desenvolvedores começaram a desbloquear o bootloader do acessório para instalar um software modificado que deixa a experiência mais próxima do Android TV, mas a prática não foi bem aceita pela Amazon.

Usuários do Reddit disseram que um conjunto de várias atualizações do Fire OS foi lançado simultaneamente para vários dispositivos no intuito de bloquear o uso dos chamados launchers. Com isso, a Amazon parece querer colocar um ponto final nas alterações feitas no sistema operacional do seu dongle para televisores.

Continua após a publicidade

Confira os modelos afetados:

  • Fire OS 7: versão 7.2.7.3, número de compilação PS7273/2622, no Fire TV Cube de 2ª geração, Fire TV Stick 4K Max, Fire TV Stick de 3ª geração e Fire TV Stick Lite;
  • Fire OS 6: versão 6.2.8.7, número de compilação PS6287/3768, no Fire TV Stick 4K, Fire TV Cube de 1ª geração e Fire TV de 3ª geração;
  • Fire OS 5: versão 5.2.8.7 no Fire TV Stick de 2ª geração, Fire TV Stick de 1ª geração e Fire TV de 2ª geração.

Launcher Manager para Fire TV

O método para instalar um inicializador personalizado nos Amazon Fire é um app chamado Launcher Manager, disponível em sites e fóruns especializados. Usuários suspeitam que a principal razão para a empresa declarar guerra às interfaces modificadas seria a exibição de anúncios, já que estas costumam excluir as propagandas da página inicial.

Continua após a publicidade

Como a receita advinda de publicidade é bastante considerável, a companhia de Jeff Bezos não estaria disposta a abrir mão do fluxo de receita. É provável que isso vire uma guerra a partir de agora, com constantes atualizações para evitar possíveis alternativas. Por enquanto, a única forma de bloquear as atualizações automáticas é com o uso de DNS ou acesso root ao dispositivo.

Oficialmente, porém, muitas companhias não permitem modificações de seus sistemas operacionais para evitar vulnerabilidades. Isso porque desenvolvedores mal-intencionados poderiam instalar malwares que infectem dispositivos ou roubem dados silenciosamente dos aparelhos conectados.

Os Fire TV Sticks são um dos acessórios de streaming mais populares do mercado, com várias opções disponíveis para atender às necessidades diferenciadas. Alguns modelos permitem transmissão em 4K, além de suporte a tecnologias recentes como HDR10+, Dolby Vision e Dolby Atmos.

Fonte: Reddit, AFTV News