Publicidade

‘Atalho secreto’ do Google deixa você criar apps rapidamente com IA

Por  | 

Compartilhe:
João Melo/Canaltech
João Melo/Canaltech

Um novo atalho do Google agora encurta o caminho até uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos com inteligência artificial (IA). Trata-se do “app.new”, endereço que direciona os usuários para o Google AI Studio, ferramenta focada na criação rápida de softwares e modelos de IA.

Esse não é o primeiro atalho criado pela big tech, visto que usuários podem usar o “docs.new” e o “sheets.new” para abrir documentos ou planilhas do Google em branco instantaneamente.

Na prática, esses atalhos funcionam quase como um “teletransporte digital” e permitem que os usuários executem ações em poucos cliques, de forma semelhante a comandos do Windows como “Alt+Tab” (para alternar janelas) e “Windows+Shift+S” (para tirar print da tela).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Atalho para o Google AI Studio

O “app.new” foi anunciado em uma postagem feita no X (antigo Twitter) por Logan Kilpatrick, líder de produtos no Google AI Studio e Gemini API. Ao digitar o comando na barra de endereços do Chrome ou de outros navegadores, o usuário é redirecionado diretamente para o Google AI Studio.

O uso desse atalho faz com que desenvolvedores e outros curiosos pela IA sejam enviados à página onde precisam apenas digitar um prompt para iniciar suas explorações pelos recursos oferecidos pelo AI Studio.

O que é o Google AI Studio?

O Google AI Studio é uma plataforma online onde desenvolvedores de todos os níveis podem descrever suas ideias em linguagem natural para que os modelos do Gemini gerem os códigos que darão origem aos aplicativos.

Esse formato de desenvolvimento se encaixa na experiência de vibe coding, em que o usuário fica responsável pelas ideias criativas, enquanto a IA cuida da parte técnica da codificação e da integração com APIs.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?