Aprenda a recuperar mensagens e conversas excluídas por engano no WhatsApp

Por Sérgio Oliveira

Não há qualquer espaço para dúvidas quando o assunto é a popularidade do WhatsApp. Indiscutivelmente, o app revolucionou a forma como nos comunicamos com nossos amigos e parentes e por esse motivo foi adquirido pelo Facebook por mais de US$ 16 bilhões no começo deste ano.

Apesar de tanta popularidade, o serviço de comunicação instantânea carece de um sistema de backups eficiente e de fácil compreensão. Para os usuários do Android, por exemplo, é possível reaver as conversas trocadas nos últimos sete dias – mais tempo que isso é impossível.

Como se não fosse suficiente, reaver tais mensagens não é uma das tarefas mais simples e há grandes chances de não funcionar corretamente. Apesar disso, se você perdeu ou excluiu uma conversa acidentalmente, talvez valha a pena a tentativa.

Confira a seguir como reaver suas mensagens trocadas há no máximo sete dias em dispositivos Android.

Reavendo mensagens excluídas há menos de 24 horas

Se a conversa ou as mensagens que você está tentando recuperar foram trocadas há menos de 24 horas, então a solução mais simples e rápida de reavê-las é desinstalar e instalar o WhatsApp novamente.

Assim que o app for instalado novamente, ele perguntará se você quer restaurar o histórico de mensagens. Ao aceitar a restauração, todas as conversas e mensagens enviadas naquele mesmo dia estarão de volta ao WhatsApp.

Desinstalou o WhatsApp e não sabe como reinstalá-lo? Aprenda aqui

Reavendo mensagens excluídas há mais de 24 horas

Se a conversa ou as mensagens que você está tentando recuperar tenham sido trocadas há mais de um dia, então você terá que executar um procedimento diferente e um pouco mais complicado para reavê-las.

Passo 1

Neste caso, antes de qualquer coisa, é preciso lembrar qual o dia exato em que a conversa ou as mensagens foram trocadas. Com isso em mente, é hora de instalar um gerenciador de arquivos para Android no seu dispositivo móvel. Uma boa dica é o Web PC Suite.

Passo 2

Após a instalação, acesse o Web PC Suite no seu dispositivo e o conecte ao computador.

O Web PC Suite é um aplicativo que permite ao usuário gerenciar os arquivos do celular diretamente do computador, sem a necessidade de conectá-lo via cabo USB. Tudo o que é preciso é que os dois aparelhos estejam conectados à mesma rede sem fios.

Para conectar o dispositivo móvel ao computador, o usuário tem que abrir um navegador e digitar a URL fornecida pelo aplicativo na barra de endereços. Uma vez feito isso, pode-se gerenciar qualquer tipo de arquivo diretamente do navegador sem complicações.

Ao ser instalado, o Web PC Suite fornece um endereço na parte inferior que deve ser digitado no navegador do computador para acessar os arquivos do celular ou tablet

Ao ser instalado, o Web PC Suite fornece um endereço na parte inferior que deve ser digitado no navegador do computador para acessar os arquivos do celular ou tablet (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

No computador, acesse a pasta "Files", que geralmente está localizada na parte superior esquerda da tela para acessar a pasta raíz do seu aparelho.

Acesse a pasta

Acesse a pasta "File" no navegador do seu computador para ter acesso aos arquivos do seu dispositivo Android (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 3

Na pasta que se abre, procure pelo seu SD Card (se houver) e o acesse.

Acesse o seu cartão de memória ou onde a pasta do WhatsApp foi criada

Acesse o seu cartão de memória ou onde a pasta do WhatsApp foi criada (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 4

Na pasta do seu cartão de memória, procure pelo diretório do WhatsApp e clique sobre ele para abri-lo.

Localize a pasta do WhatsApp e acesse-a

Localize a pasta do WhatsApp e acesse-a (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 5

Agora acesse a pasta "Databases". É lá que o app armazena seu histórico consolidado dos últimos sete dias.

Dentro da pasta do WhatsApp, acesse a pasta Databases para visualizar os arquivos de histórico de conversas do aplicativo

Dentro da pasta do WhatsApp, acesse a pasta Databases para visualizar os arquivos de histórico de conversas do aplicativo (imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 6

Observe que cada arquivo possui uma data em seu nome. O único arquivo que não possui data é o que o WhatsApp vem utilizando para armazenar as suas conversas no dia de hoje. Antes de seguir em frente, renomeie o backup atual para o nome que for mais conveniente para você. Dessa forma você poderá acessá-lo caso algo dê errado daqui para frente.

O arquivo em destaque representa o que está sendo utilizado atualmente pelo WhatsApp para armazenar seu histórico de conversas no dia de hoje. Perceba que ele é o único que não possui um padrão de data em seu nome

O arquivo em destaque representa o que está sendo utilizado atualmente pelo WhatsApp para armazenar seu histórico de conversas no dia de hoje. Perceba que ele é o único que não possui um padrão de data em seu nome (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 7

Ciente de quando a conversa que você quer recuperar ocorreu, selecione o arquivo correspondente à data e o renomeie também. Na janela de renomeação que aparecer, retire toda a porção referente à data e confirme a alteração.

Escolha o arquivo referente a data de quando a conversa ou mensagem foi enviada. No exemplo, escolhemos o arquivo do dia 5 de agosto. Para renomeá-lo, apagamos a porção destacada em vermelho

Escolha o arquivo referente à data de quando a conversa ou mensagem foi enviada. No exemplo, escolhemos o arquivo do dia 5 de agosto. Para renomeá-lo, apagamos a porção destacada em vermelho (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

Passo 8

Agora o arquivo renomeado deverá aparecer como se fosse o mais recente. Feito isso, para finalizar, desconecte seu dispositivo do computador e depois reinstale o WhatsApp nele. Ao ser reinstalado, o aplicativo perguntará se deseja recuperar as mensagens do backup mais atual, que é justamente o que você renomeou. Pronto, agora você tem suas conversas excluídas acidentalmente de volta.

Confira outras dicas e tutoriais sobre o WhatsApp que o Canaltech preparou para você:

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.