Publicidade

Apps da Play Store passam a contar com palavras-chave para ajudar na descoberta

Por| 13 de Agosto de 2019 às 22h10

Link copiado!

Apps da Play Store passam a contar com palavras-chave para ajudar na descoberta
Apps da Play Store passam a contar com palavras-chave para ajudar na descoberta
Tudo sobre Google

Encontrar um aplicativo na Play Store passou a ser uma tarefa muito mais fácil para os usuários, desde o último recurso implantado pela Google. Os desenvolvedores dos aplicativos podem colocar algumas tags que auxiliam na hora da busca, de acordo com o que o usuário pretende encontrar. O 9to5Google aponta que esse recurso teve início no início de agosto.

O mecanismo de busca mais famoso diz o seguinte em seu blog oficial, onde consta o comunicado a respeito do novo recurso: "Adicione tags ao seu aplicativo para ajudar o Google a entender seu conteúdo e sua funcionalidade. As tags podem afetar o local em que seu aplicativo é exibido no Google Play e os grupos com os quais você é comparado".

Além de anunciar a possibilidade, o mecanismo de busca ainda orienta os desenvolvedores para que o recurso seja aproveitado da melhor maneira possível: "Deve ficar bem claro para um usuário não familiarizado com o aplicativo por que a tag é relevante com base na listagem da loja ou na experiência inicial no aplicativo".

Continua após a publicidade

O recurso vai funcionar basicamente assim, para os usuários: ao fazer a pesquisa de um determinado app, eles têm a possibilidade de escolher até 5 de uma lista predeterminada de 150 tags para aplicar. As tags sugeridas estão disponíveis na parte superior da seção de tags.

Por sua vez, os desenvolvedores são aconselhados a alterar somente as tags se "fizerem alterações significativas no conteúdo ou na funcionalidade" de seu aplicativo. Para esclarecer aos profissionais como tudo deveria ser feito, a empresa responsável por implantar o recurso exemplificou: "Um jogo de corrida multiplayer com carros antigos pode ter as tags 'corrida' e 'carro de corrida' porque refletem o que o jogo envolve. Este jogo não deve ter tags para gêneros de jogos relacionados que possam atrair jogadores semelhantes, como 'corridas de motocicletas' ou 'corrida de caminhões'".

As tags estão disponíveis exibindo um aplicativo no console e, no menu à esquerda, selecionando Presença na loja -> Listagem da loja -> Categorização -> Gerenciar tags. Após a seleção inicial, a empresa recomenda que as tags sejam editadas somente depois de alterações significativas no conteúdo ou na funcionalidade do seu aplicativo. Nesse caso, você deve reavaliar suas tags para garantir que as cinco mais relevantes sejam selecionadas.

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google via Android Police