App Store gerou mais de R$ 3 trilhões para desenvolvedores em 2020, diz estudo
Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2021 às 18h35
O ano de 2020 foi de crescimento consistente da App Store. A loja de aplicativos da Apple veiculou ganhos próximos de US$ 643 bilhões em 2020 (cerca de R$ 3,2 trilhões), registrando 24% de aumento numa comparação ano a ano.
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De acordo com o relatório “Uma perspectiva global sobre o ecossistema da App Store da Apple”, conduzido pela empresa Analysis Group a pedido da Apple, o número de pequenos desenvolvedores cresceu 40% desde 2015 e, atualmente, esse grupo compõe 90% dos desenvolvedores cadastrados na App Store.
Pequenos desenvolvedores, para o estudo, são aqueles que fazem menos de US$ 1 milhão e somam menos de um milhão de downloads em todos os seus apps ao longo de um ano.
“Desenvolvedores na App Store provam diariamente que, na Terra, não há outro mercado tão dinâmico, inovador e resiliente quanto ao segmento de apps”, comentou o CEO da Apple, Tim Cook, sobre a conclusão da análise. “O resultado não é somente incrível para os usuários: são empregos, oportunidades e inovação que alimentarão economias internacionais pelos próximos anos”, completou.
Mais de um entre quatro desenvolvedores que vendem serviços ou bens digitais na App Store cresceu, em média, 25% ao ano nos últimos 5 anos. O aumento pode ser observado a partir de usuários de mais de 40 países. Por outro lado, o estudo registrou que a App Store permite que desenvolvedoras de todos os tamanhos alcancem consumidores de 175 países e regiões.
Em defesa do sistema de pagamentos da App Store
Aproveitando a perspectiva positiva sobre o resultado do estudo, a Apple pontuou que, sob sua ótica, o sistema de pagamentos da App Store permite que desenvolvedores não tenham que se preocupar com nada além do produto que querem lançar.
Para isso, eles utilizam como base a opinião positiva dos desenvolvedores do app Wakeout!, Pedro Wunderlich e Andres Canella, que atuam na Guatemala. Canella diz que o sistema de pagamento da Apple “é essencial” para eles, que compõem uma pequena empresa.
“[O sistema de pagamentos da Apple] permitiu que nós expandíssemos globalmente sem nos preocupar com cálculos de taxas locais ou conversão de moeda”, comentou Canella. “E usar o sistema também é transparente para os consumidores. Nós conseguimos todos os benefícios de vender internacionalmente sem nem mesmo pensar sobre isso, o que não tem preço”, completou.
Vale mencionar que, somente este ano, a Apple reduziu a comissão de 30% para 15% sobre vendas feitas pela App Store (compra de aplicativos, contratação de serviços de assinatura e venda de bens digitais, por exemplo). A "taxa Apple", como também é conhecida, foi colocada em discussão em disputas judiciais que se desdobram por anos com emrpesas com Epic Games e Spotify.
Fonte: Apple