Publicidade

App que mostra câmeras do Rio de Janeiro, COR.Rio ganha novo visual

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/COR.Rio
Divulgação/COR.Rio

Desenvolvido pelo Centro de Operações do Rio de Janeiro, o aplicativo COR.Rio foi reformulado com novo visual e mais recursos para quem utiliza a iniciativa da prefeitura da cidade. As novidades incluem suporte a idiomas adicionais, app mais leve, interface mais intuitiva e experiência mais ágil para localizar as câmeras da cidade.

O COR.Rio é usado para acompanhar ocorrências da capital fluminense em tempo real, com avisos sobre meteorologia, trânsito e outras possíveis emergências. O novo visual já exibe um resumo principal de tudo o que ocorre, com estágio operacional do momento (que agora usa números de 1 a 5 para representar a gravidade da situação), previsão do tempo e possíveis alertas espalhados pela cidade.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para o chefe executivo do Centro de Operações da cidade, Marcus Belchior, a mudança prioriza a experiência dos usuários: “A versão anterior era muito voltada para o que o COR queria ver dos usuários. Para essa atualização, houve toda uma análise em cima do que a população relatava em nossas redes e, com isso, começamos a entender melhor o que as pessoas queriam ver, o que era mais relevante”, explica.

O que muda no COR.Rio

O órgão vinculado à prefeitura do Rio de Janeiro informa que as mudanças no app visam atender moradores e turistas na cidade. A área dedicada ao trânsito reformulou o acesso às câmeras, tornando a experiência mais rápida para encontrar os dispositivos separados por bairros ou endereços específicos.

Além disso, é possível encontrar informações em tempo real do BRT e do VLT, dois meios de transporte público do município, com exposição de posts recentes das concessionárias.

O campo de alertas, por sua vez, recebeu uma opção para ouvir áudios anexados sobre ocorrências e acompanhar disparos de sirenes da Defesa Civil quando o usuário estiver em áreas de risco. Há, ainda, a opção de personalizar os avisos de acordo com o bairro em que a pessoa reside.

O aplicativo é um método oficial para encontrar avisos públicos da prefeitura, mas também é possível conferir atualizações sobre o trânsito e a temperatura a partir de outras ferramentas. É o caso do Waze, que possui um sistema para monitorar o congestionamento em tempo real nas cidades.