Aplicativos que ajudam a exercitar e manter a forma

Durante todo o ano, cada vez mais pessoas vão às academias buscando manter a saúde em dia ou tão somente deixar o corpo naquele visual, com o perdão da palavra, “top”. Dobre esse volume conforme nos aproximamos de estações mais quentes (vai falar que você nunca ouviu alguém dizer “projeto verão”?). Nessas horas, as variadas estruturas de redes de academias são a salvação.

Mas em tempos de isolamento social e quarentena devido ao avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2), “ir à academia” tornou-se, subitamente, um ato impossível. Entretanto, a rotina firme de exercícios que você acabou de adotar não pode parar. A solução para isso, então, é treinar em casa.

Pensando nisso, o Canaltech elaborou uma lista com os melhores apps de smartphone para ajudar você a manter o foco, com a vantagem de que, para seguir essas recomendações, você não vai precisar nem de equipamento.

Todas as aplicações desse texto priorizam exercícios voltados à linha “bodyweight”, ou seja, trabalham apenas com o peso do seu corpo. Achou fácil? Então pegue qualquer um deles e faça as séries que eles sugerem. Depois conversamos ;)

Freeletics Bodyweight

(Imagem: Reprodução/Rafael Arbulu)

Somos capazes de apostar que você já deve ter visto esse app em anúncios no Instagram Stories — e a presença dele não é à toa: o Freeletics é um dos apps mais completos, empregando a inteligência artificial na recomendação de exercícios em várias modalidades.

Para usar, basta adicionar algumas informações sobre você (altura, peso, idade) e seu objetivo (tonificação muscular, ganho de massa, resistência ou perda de peso) e o app vai cuidar de elaborar uma série de exercícios mais recomendados ao seu biotipo.

Você também pode ajustá-los por grau de dificuldade, caso seja alguém iniciante ou mais avançado. É verdade que ele conta com planos pagos e, bom, propagandas vão flutuar na sua tela constantemente, mas mesmo a versão gratuita serve bem ao propósito de uma vida saudável.

Download: Android | iOS

Exercícios em Casa

(Imagem: Reprodução/Rafael Arbulu)

Outro app de recomendação de treino, esta opção atua especificamente para as pessoas que contam com o lar como estrutura. O interessante é que o Exercícios Em Casa traz opções de treinos rápidos, mais voltadas ao desempenho cardiorrespiratório: em outras palavras, você vai perder medidas com o app.

Ele também conta com recomendações nutricionais básicas e pode estabelecer planos de dieta, com ferramentas de monitoramento de progresso para que você se mantenha em dia com a sua rotina e faça ajustes quando necessário.

Download: Android | iOS

Boxtastic

(Imagem: Reprodução/Rafael Arbulu)

Séries de levantamento de peso são, por natureza, mecânicas demais e nem todo mundo gosta dessa falta de dinâmica. Para essas pessoas, o Boxtastic é uma excelente recomendação, já que usa exercícios da prática do boxe para condicionar o seu corpo. A vantagem é que, mesmo sem peso, você ganha tônus muscular (especialmente no lado oblíquo do abdômen, já que boxeadores giram o próprio tronco a todo tempo para disparar socos) e resistência cardiorrespiratória. Com a evolução obtida, você vai se manter ativo por dias.

O app em si tem navegação simples e bem crua, priorizando a exibição de exercícios e trazendo até mesmo tutoriais para iniciantes: pergunte a qualquer atleta do esporte e ele vai explicar como existe um jeitinho certo até para dar um soco. Quer prova maior da credibilidade do Boxtastic? O ex-boxeador profissional, campeão mundial invicto Floyd Mayweather, que já foi o atleta mais bem pago do mundo por vários anos seguidos, usava este app para treinar, antes de criar o seu próprio (que é 100% pago, aliás).

Download: Android

Skip Rope by Crossrope

(Imagem: Reprodução/Rafael Arbulu)

Quando você pensa em “cardio”, automaticamente associa a palavra à prática da corrida ou pedalada. Muitos, porém, negligenciam os excelentes efeitos de um dos exercícios mais básicos do mercado fitness: pular corda. Sabia que, em 30 minutos deste exercício, você consegue queimar até 300 calorias? Isso porque, embora básico, pular corda é um dos exercícios mais exigentes, recrutando vários grupos musculares e articulações para criar um exercício completo, que faz você gastar toda a energia em pouco tempo.

Por isso, esse app da Crossrope é um dos mais completos dessa área, exibindo tutoriais e treinos específicos com a corda, desde a conhecida passada simples até movimentos mais complicados, como a passada dupla e tripla (ou double under e triple under, para a turma do crossfit) e a passada cruzada (criss cross) para boxeadores e outros lutadores.

Download: Android | iOS

Lose It!

(Imagem: Reprodução/Rafael Arbulu)

Pergunte a qualquer educador físico e ele vai lhe contar um velho mantra fitness: “emagrecer é 20% de exercícios e 80% do que se come”. E isso é muito correto, pois de nada adianta você dominar os exercícios dos apps acima se continuar almoçando e jantando comida de fast food ou não exercendo um mínimo de controle sobre a sua alimentação.

É nisso que entra o Lose It!, um app cuja função primária é a contagem de calorias com base na inserção de ingredientes das suas refeições. A ideia é simples: você traça um objetivo e conta para o app o que você comeu naquele dia e ele vai determinar o seu consumo calórico. A partir daí, você terá um acompanhamento de progresso da sua dieta, ajudando-lhe a determinar o quão perto (ou longe) você está do seu objetivo.

Há também sugestões de receitas e até um plano pago com mais recursos, então, vale dar uma chance aqui.

Download: Android | iOS

Bônus: Instagram

(Imagem: Reprodução/Rafael Arbulu)

“Como é que é, Canaltech? Quer dizer que a rede social que popularizou a ‘selfie duckface’ vai me ajudar a perder peso e me manter saudável na quarentena? Cê tá de sacanagem?”, você provavelmente gritou mentalmente ao ler isso. Mas calma: antes de rir da gente nos comentários, deixe ao menos explicarmos.

O Instagram é, de fato, uma rede social e está bem longe de ser um app voltado à vida fitness. Entretanto, com o fechamento de academias devido às inúmeras quarentenas governamentais, vários instrutores renomados, como Jeff Cavaliere, o ex-boxeador olímpico Tony Jeffries e vários centros de treinamento aqui no Brasil abriram lives de exercícios, alguns em parcerias com grandes influenciadores.

São treinos simples, rápidos, que não vão exigir nada além do peso do seu corpo e uns 30 minutos do seu tempo. Tudo de graça, em um app que você provavelmente já tem instalado em seu smartphone. Isso quando o perfil inteiro da pessoa não é dedicado a ensinar exercícios dos mais variados tipos.

Escolha bem o seu influenciador, pesquise sobre as credenciais de cada um e é só mandar aquele follow para acompanhar as transmissões ao vivo.

Download: Android | iOS

E você? Quais exercícios adotou para manter o ritmo saudável neste período de quarentena? Conte para nós nos comentários abaixo!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.