Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aplicativo permite que seus seguidores do Instagram rastreiem você por aí

Por| 20 de Julho de 2019 às 21h35

Link copiado!

Aplicativo permite que seus seguidores do Instagram rastreiem você por aí
Aplicativo permite que seus seguidores do Instagram rastreiem você por aí

Foi lançado um novo aplicativo chamado Who's In Town, que permite acompanhar, em tempo real, todos os lugares por onde passaram (e compartilharam) as pessoas que você segue no Instagram, desde que criaram o perfil. Por outro lado, seus seguidores também acabam tendo acesso aos lugares frequentados por você. O aplicativo funciona por meio de dados de localização que o usuário do Instagram envia voluntariamente para a plataforma.

Em outras palavras, o app traz à tona todas as vezes em que alguém do Instagram fez um check-in, seja em um restaurante ou qualquer outro lugar, com direito a um mapa bem detalhado dotado de informações que não seriam acessadas só olhando o perfil da pessoa. "A quantidade de dados é insana", afirma Erick Barto, principal responsável pela criação do aplicativo. "É o equivalente a você passar por cada história e escrever todos os lugares, consistentemente o tempo todo", completa.

Um estudo de pré-lançamento que ele realizou usando Who's in Town acabou rastreando dados de mais de 15.000 usuários ativos do Instagram durante várias semanas. Barto defendeu que 30% das pessoas que postam as histórias do Instagram no fim de semana identificam pelo menos um local. Em entrevista ao portl norte-americano Wired, Jason Polakis, pesquisador de segurança e professor assistente da Universidade de Illinois em Chicago, afirma: "Essa informação é problemática de uma perspectiva da privacidade, já que dados agregados de longo prazo podem ser usados ​​para vários fins".

Polakis enfatiza que os dados de localização dos usuários podem revelar informações confidenciais sobre sua rotina diária, que poderiam ser usadas para determinar quando sua casa está vazia, ou revelando conexões sociais como amizades ou relacionamentos, com base nas semelhanças no tempo e local das postagens.

Continua após a publicidade

Como o aplicativo funciona

Quanto mais tempo o Who's in Town estiver instalado, mais detalhado será o mapa com as localizações, pois ele coleta dados de todas as histórias do Instagram compartilhadas por seus amigos. O aplicativo tem dois modos de exibição - geral e de usuário único. O modo geral mostra um mapa de cada lugar em que todas as pessoas seguidas por você disseram ter visitado, com direito a links para o post ou o story em que fizeram o check-in.

Já o modo de usuário único, como é de se eseprar, permite que você acompanhe uma pessoa específica. Todos os outros desaparecem, deixando apenas o histórico de localização compartilhada de um usuário.

Fonte: Wired