Publicidade

Aplicativo permite avisar a polícia sobre um carro roubado antes de fazer o B.O.

Por| 14 de Abril de 2020 às 15h00

Link copiado!

TheDigitalWay/Pixabay
TheDigitalWay/Pixabay

O aplicativo Sinesp Cidadão foi atualizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com novas funções, e o destaque é a opção de alertar as polícias sobre roubo e furto de carro.

O recurso complementa uma utilidade antiga do aplicativo, que consistia em identificar carros registrados como roubados nas polícias estaduais, usado principalmente em negociações de veículos usados.

Antes do BO

Agora, o usuário poderá cadastrar seu veículo no app e notificar um roubo ou furto, antes mesmo de fazer o boletim de ocorrência (BO). A informação alimenta o app dos demais usuários e os bancos de dados das polícias estaduais e Secretarias de Segurança Pública.

Continua após a publicidade

O alerta pessoal não dispensa o registro do BO, que precisa ser feito em 72 horas. Por outro lado, diminui o tempo necessário para que o veículo possa ser identificado como roubado para os outros usuários do app, o que pode ser decisivo na hora de recuperá-lo ou impedir que o ladrão o passe adiante.

Desaparecidos e procurados

Outra novidade do app é a possibilidade de incluir uma foto e informações de pessoas desaparecidas, utilizando o número do BO. A nova função permite ainda acompanhar e ajudar na solução de casos em todo o país.

Um novo módulo no Sinesp Cidadão é o de “Procurados”. A seção inclui fotos, nomes e informações da lista de pessoas procuradas pela Justiça, disponível também no site do Ministério. Outra opção, dessa vez no módulo “Mandados”, é a busca por pessoas com mandados de prisão expedidos, utilizando dados como nome, localidade e número do processo.

Continua após a publicidade

Participação Cidadã

O outro novo módulo do app permite notificar as autoridades locais sobre problemas de lixo irregular, pichações e má iluminação pública, com foto e descrição do problema. Por enquanto o “Participação Cidadã” está disponível em cinco cidades:

  • Ananindeua (PA)
  • Paulista (PE)
  • Cariacica (ES)
  • São José dos Pinhais (PR)
  • Goiânia (GO)

Como usar

Continua após a publicidade

Os recursos de consulta estão abertos a todos os usuários, porém, para notificar roubos, furtos ou atualizar informações de pessoas desaparecidas é preciso utilizar o cadastro do Governo Federal, disponível no site Gov.br.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública