4 apps para identificar plantas por fotos

Por André Lourenti Magalhães | 25 de Novembro de 2020 às 14h00
Olenka Zhuk/Unsplash

Seu celular pode ser um grande aliado para identificar plantas. Se você encontrou uma espécie e quer saber mais sobre, é possível utilizar diferentes aplicativos para fazer o reconhecimento com a câmera e acessar diversas informações.

Com uso de extensas bases de dados, esses softwares são educativos e funcionam como uma excelente forma de passar o tempo e conhecer mais sobre a natureza. Não sabe qual utilizar? Confira uma lista com quatro opções interessantes de apps que reconhecem espécies de plantas!

1. Google Lens (Android | iOS)

Funcionalidade do Google identifica plantas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Google Lens é uma ferramenta que apresenta diversas opções de uso da câmera. É possível copiar textos, resolver equações, inspecionar lugares e reconhecer animais e plantas. Basta apontar a câmera e pressionar o ícone do obturador para que o app faça a pesquisa e traga resultados compatíveis. Em seguida, é possível acessar a página do Google sobre essa espécie.

No Android, o Lens pode ser acessado pelo app do Google Fotos ou por aplicativo próprio. No iOS, está incluso no aplicativo do Google.

2. iNaturalist (Android | iOS)

Registre uma planta e receba informações (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O iNaturalist é um projeto criado pela Academia de Ciências da Califórnia em conjunto com a National Geographic Society. No app, a comunidade de usuários pode registrar fotos e vídeos para que uma análise seja feita. Permite, também, realizar comentários sobre as espécies e mapear quais são as plantas e animais vistos em uma certa região.

3. PictureThis - Plant Identifier (Android | iOS)

Acesse perguntas frequentes sobre uma espécie (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além do reconhecimento da planta, o PictureThis traz informações detalhadas sobre cada uma espécie. É possível acessar perguntas sobre como cuidar, se são plantas adaptadas para sombra ou sol e até mesmo se podem ser venenosas. Há uma ressalva: o app possui uma versão paga, e algumas funções são limitadas no uso gratuito.

4. PlantNet (Android | iOS)

Compare e valide os resultados (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O PlantNet cruza base de dados de diferentes instituições para mapear a flora de todo o planeta. Dentro do aplicativo, é possível encontrar projetos que incluem espécies encontradas em diferentes regiões e países. Ao fazer uma observação com a câmera, o aplicativo solicita que o usuário associe algum órgão da planta encontrado na foto, como a folha, flor, casca ou fruta. Em seguida, exibe resultados correspondentes.

Qual outro app você utiliza? Comente com sugestões!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.