ANPD pede para X esclarecer treinamento de IA com posts de usuários
Por André Lourenti Magalhães |

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) iniciou um processo de fiscalização da X Corp, proprietária do X (antigo Twitter), na última sexta-feira (26). O motivo é um novo ajuste da rede social que usa os posts dos usuários para treinar modelos de IA: a opção foi ativada por padrão no app e de forma discreta, sem comunicar os perfis.
Em resposta ao Canaltech, a ANPD disse que “instaurou processo de fiscalização em face da X Corp. Na mesma data, a Autoridade expediu ofício pedindo esclarecimentos à empresa”.
Entenda o caso
Usuários no X notaram uma configuração que autorizava o uso dos posts de cada perfil para o treinamento de modelos de IA. A medida foi introduzida de forma discreta pela empresa e estava habilitada por padrão, ou seja, todas as contas na rede estavam cedendo dados.
Há um caminho para desabilitar a opção, mas não está disponível no app para celulares e só pode ser feito pelo computador — veja o passo a passo. O X já havia informado que poderia usar os posts de contas públicas para gerar respostas no Grok, mas não informou sobre opções para revogar a au(torização em cada conta.
A situação lembra a atual investigação da ANPD contra a Meta: no caso, a Autoridade expediu uma medida preventiva contra a criadora do Facebook para impedir que treine modelos de IA com dados de usuários. A Big Tech removeu todos os recursos de IA generativa de seus produtos no país até uma resolução do caso e informou que colabora com as autoridades locais durante o processo.
Por enquanto, ainda não é possível apurar qual será a decisão da ANPD sobre a situação do X, mas a autoridade pode publicar novidades nos próximos dias.