Siga o @canaltech no instagram

Análise | ABA English é plataforma de inglês que entende as ferramentas modernas

Publieditorial | 10 de Janeiro de 2019 às 17h52
Divulgação/ABA English

Ensino pela internet pode ser uma solução muito eficiente principalmente para quem mora em grandes cidades ou não tem horários flexíveis para ir às aulas. O problema é que, ao se deparar com sistemas de ensino a distância, é possível que o usuário caia em aulas monótonas e plataformas complicadas, pouco intuitivas e com propostas de ensino pedantes.

Para fugir de questões como esta, a dica do Canaltech é uma plataforma chamada ABA English, voltada ao aprendizado de inglês com algumas ferramentas bem diferentes de outras propostas do mercado.

A começar, este sistema integra tudo que você faz tanto no site (web) quanto via mobile, no iOS e no Android. O interessante é que a ABA English sabe que cada plataforma tem suas peculiaridades e adapta cada momento do seus estudo para os devices.

Plataforma também permite pequenos estudos durante o dia (Foto: Divulgação/ABA English)

Por exemplo, quando você vai treinar a sua fala, pode ser interessante usar apenas o smartphone para fazer os exercícios, aproveitando o microfone do aparelho. Na hora de escrever, talvez o computador possa agilizar o processo. Assim, se você começa uma unidade pelo navegador e pode correr para o app no smartphone sem perder seu progresso.

Produção bem feita

Um dos principais problemas do ensino a distância é que ele concorre com outra abas abertas no seu navegador ou com as notificações do seu smartphone ou tablet. Por isso, aulas pouco interativas e monótonas podem fazer com que você facilmente se perca nos estudos.

Aulas são introduzidas por curta-metragens (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Por conta disso, é tão importante que videoaulas sejam efetivamente chamativas. No caso do ABA English, toda aula acontece em pequenas narrativas, uma espécie de curtas-metragens, que vão apresentando ao usuário partes importantes de vocabulário, fala, escrita e gramática dentro desse roteiro. Por exemplo, no lugar de criar uma aula com professor e lousa (ou mesmo uma TV com power point) sobre condições de temperatura e ambiente, a plataforma coloca o usuário em uma narrativa com uma família que está na praia discutindo sobre a beleza do lugar. No meio das falas, o vocabulário é apresentado e alguns conceitos já são tangenciados para serem aprofundados nas etapas seguintes.

Só esse cuidado com a criação de uma narrativa atraente que, por vezes, pode até criar no usuário um interesse por conhecer mais sobre aqueles personagens, já propicia outro nível de interação com a aula.

Veja bem, aqui também existem momentos de aula mais tradicionais, mas eles acontecem de forma rápida, quase mais como se fossem uma revisão do aprendizado do que efetivamente um novo conteúdo.

Processo

O curso da ABA English é dividido em níveis entre iniciantes; baixos, médios e altos intermediários; avançado; e voltado a negócios. Assim que você escolhe o nível que julgar ser o seu, a plataforma passa mostrar quais unidades você precisa estudar. Isso tudo apresentado de forma bem simples, nas abas laterais do programa.

Assim que você começa uma unidade, é introduzido ao tema pelo curta-metragem. Todas as aulas são pautadas pelo que é apresentado nestes vídeos. Ou seja, nas etapas, é convidado a repetir as falas do curta, escrever o que foi ouvido e até mesmo interpretar a cena apresentada. Tudo isso usando simplesmente microfones e saídas de som de seu dispositivo.

No final do processo, o aluno então é apresentado à videoaula “mais convencional” que funciona como uma rápida revisão do que foi apresentado no curta inicial. Nisso, ele é direcionado para treinar com exercícios, vocabulário e ser avaliado ao final de cada unidade.

Mas e professores?

Outro ponto muito interessante desta plataforma é que nem sempre as pessoas se adaptam a um sistema exclusivamente virtual. Às vezes, uma dúvida específica precisa ser tirada realmente com uma pessoa.

Para isso, a plataforma tem duas soluções. A primeira é que você pode mandar uma mensagem com esta dúvida para um professor ou professora da plataforma pela parte de chat. Isso é mais indicado para quando você tem uma questão mais pontual, cuja resposta você acredita que pode ser mais simples.

Contudo, um diferencial aqui é que você pode agendar uma aula online de 25 minutos por bate papo com voz ou mesmo vídeo. Assim, você pode apresentar previamente as dúvidas que tem e o professor vai auxiliar no avanço do seu nível de inglês.

Vale perceber que, quando você entra na plataforma, ela apresenta seu professor a você. Isso quer dizer que você conta com orientação particular, dando a liberdade para que você possa tirar as dúvidas que tiver sem medo de que outras pessoas possam saber de suas dificuldades.

Importante frisar também que os professores são pessoas reais, não chatbots, os quais por vezes podem criar uma relação bastante impessoal e desmotivadora com o aluno. Tal qual uma sala de aula, a proposta é que eles participem entendendo quais as necessidades do usuário, propondo, inclusive, roteiros de estudo para a plataforma.

Conta como curso?

Outra questão pode ser importante para muita gente é sair com um certificado de conclusão de curso no final do processo de estudo. Afinal, embora o conhecimento seja interessante, ter um comprovante disso pode abrir muitas portas.

No caso do ABA English, isso realmente acontece e é levado a sério dentro do sistema. Há um setor exclusivamente dedicado a conseguir os certificados. Você só pode ter acesso a eles quando completar 100% de um curso em um determinado nível e passar no teste final de cada unidade.

O interessante é que a plataforma é online e entende as necessidades atuais de mercado. Dessa forma, o aluno pode baixar seu certificado para impressão ou mesmo já adicionar diretamente ao seu LinkedIn pelo sistema da plataforma, dando mais credibilidade ao seu currículo.

Contudo, a pessoa mais exigente pode pensar que simplesmente a plataforma indicar que tem um certificado pode não ser um papel válido no mercado de trabalho ou em outras instituições. De fato é importante que a plataforma tenha um certificado forte. Por isso, o ABA English tem uma parceria mútua com a Universidade de Cambridge e consegue ser a única academia de inglês virtual que pode avaliar os alunos com níveis e oferecer certificados oficiais, válidos como se alunos frequentam a instituição de Cambridge. Ou seja, pode ficar tranquilo que ninguém vai torcer o nariz para um comprovante deste.

Recomenda?

O ABA English é uma das plataformas mais completas e interativas que existem não somente para o curso de inglês, mas até para ensinos a distância em geral. A proposta de trazer curta-metragens para a “sala de aula” faz toda a diferença. Ainda é uma das poucas plataformas que realmente entendem que está em um ambiente digital e que há inúmeras ferramentas complementares que podem ser usadas. Por exemplo, trabalha com uso de fones de ouvido, microfone e câmera dos dispositivos.

Plataforma oferece várias opções de conteúdos para explicar inglês aos usuários (Foto: Divulgação/ ABA English)

Assim, foge daquele estereótipo de aula convencional, de professor e lousa, simplesmente transposto para uma plataforma digital. É um bom exemplo de associação da tecnologia com ensino e efetivamente gruda o aluno nas aulas.

Outro ponto interessante é como a plataforma entende também o comportamento do aluno em computadores, smartphones ou tablets. Como há um dinamismo maior do que as longas aulas do ensino tradicional, aqui há um incentivo para que o aluno mantenha o estudo, mesmo que seja por pouco tempo por dia ou semana. Assim, em nenhum momento, ele é cobrado por parar uma unidade no meio. Pelo contrário, é garantido que quando você voltar para aquela aula, você estará exatamente onde parou.

Ainda, há também um menu na plataforma chamado de ABA Moments. Totalmente focado em uma geração digital, ele oferece um teste de apenas um minuto em que o usuário pode aprender um novo vocabulário sobre diversos temas, começando de coisas mais fáceis como cores e frutas, até termos mais complexos como emoções. Toda semana, a plataforma apresenta coisa nova nesse ambiente.

Por fim, o ABA English consegue ser um curso de inglês online que apara, se não todas, grande parte das arestas que o ensino virtual pode ter. As aulas interativas com curtas, aliados a professores individuais e reais, com a oferta final de um certificado válido, podem ajudar e muito quem precisa de tempo maleável para aulas de inglês. Uma boa pedida para quem está precisando crescer no trabalho por conta do inglês ou mesmo buscando um aprendizado pessoal.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.