Adolescentes lançam aplicativos para iOS e Android para calcular notas escolares

Por Fernanda Morales | 09 de Maio de 2013 às 14h00

Cansado de ajudar seus colegas de escola a calcular qual a nota necessária para eles passarem de ano, Natan Gorin, 12 anos, desenvolveu um aplicativo para aparelhos equipados com iOS capaz de calcular as notas escolares e apresentar quanto os alunos devem tirar na prova para se safarem da recuperação: é o iBoletim.

"Quis fazer um programa para ajudar todo mundo que tem essa dúvida, eu não conseguia fazer para todo mundo, são muitas contas", revelou Natan. O adolescente, que começou a aprender programação pela internet em 2011, afirma que o iBoletim calcula automaticamente todas as notas e apresenta uma média de quanto o aluno deve tirar para passar de ano com folga.

Com o iBoletim, os alunos precisarão apenas inserir suas notas para cada matéria escolar em uma espécie de quadro negro virtual. Os usuários ainda poderão escolher o sistema de notas, que varia de 0 a 10 e de 0 a 100, escolher a quantidade de períodos e o número de matérias. E em poucos segundos, o aplicativo calcula sua média de notas e quanto é necessário para conseguir superar a média escolar.

iBoletim

Foto: Divulgação

O iBoletim está disponível para download gratuito na iTunes App Store para iPhone, iPad e iPod touch. A aplicação já figurou entre os produtos mais baixados na loja virtual em abril deste ano com mais de 25 mil downloads.

IFCalc+

App IFCalc

Foto: Divulgação

Os usuários de dispositivos Android também contam com um aplicativo para cálculo de notas, o IFCalc+, criado por Caio Vidal, 16 anos, que começou a programar aos 15 anos. "Eu sempre tive vontade de aprender a criar aplicativos para celulares, por eu gostar muito da área e ter muito interesse no assunto. Então, eu comecei a pesquisar sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android. A melhor forma de se aprender a programar é criando, então eu criei uma calculadora simples e instalei no meu smartphone", contou o adolescente sobre o início do seu projeto.

Precisando calcular quantos pontos necessitava para passar em cada matéria e como sua escola realiza cálculos ponderados para determinar a média, ou seja, são contabilizados pesos diferentes para trabalhos e disciplinas, o cálculo não é muito simples. E foi aí que surgiu a ideia para o IFCalc+, permitindo que os usuários informem apenas o peso de cada matéria para a aplicação concluir a conta. A aplicação criada pelo adolescente é voltada para os Institutos Federais de Educação e ele tem planos de ampliar seu alcance para outras escolas e até uma versão para as universidades brasileiras.

A aplicação calcula as notas necessárias que o aluno precisará para passar em cada matéria em poucos segundos com base nos pesos informados, além de apresentar o cálculo da pontuação necessária na prova final do bimestre e de trazer um espaço para as anotações escolares. O IFCalc+ está disponível para download gratuito na Google Play e, no ar desde o dia 27 de abril, já passou a marca de 4 mil downloads na loja virtual.

Fonte: A Folha de S. Paulo

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.