Adobe lança editor de vídeos com IA e ferramenta que converte texto em filme
Por Marcelo Fischer Salvatico |

A Adobe anunciou nesta terça-feira (16) uma grande atualização para o Firefly – plataforma de inteligência artificial (IA) generativa. A principal novidade é a chegada do Firefly Video Editor, que está em fase Beta, e permite criar, editar e refinar vídeos utilizando comandos de texto, sem a necessidade de softwares tradicionais de edição.
- 10 coisas que você pode fazer com o novo gerador de imagens do ChatGPT
- ChatGPT tem novo editor de imagens para concorrer com Nano Banana
A ferramenta, que estava em fase de testes restritos, agora amplia o acesso para assinantes dos planos Firefly e Creative Cloud.
O objetivo da nova ferramenta é eliminar barreiras técnicas que impeçam criadores de gerar clipes, trilhas sonoras e de editar cenas completas.
O que o novo Firefly faz?
Descrito pela Adobe como um "espaço criativo impulsionado por IA", o novo editor funciona de forma integrada e permite trabalhar na continuidade das cenas.
Entre os recursos lançados hoje estão:
- Geração de videoclipes: criação de cenas do zero a partir de prompts (comandos de texto);
- Edição de cenas e áudio: possibilidade de incluir efeitos, trilhas sonoras e narrações geradas artificialmente;
- Sequenciamento: criação de novas sequências a partir de qualquer frame (quadro) de um vídeo existente;
- Upscaling de vídeo: integração com o Topaz Astra Video Upscaling, que converte vídeos gerados para resoluções 1080p ou 4K diretamente na plataforma, melhorando a qualidade visual final.
Segundo Vivian Kuppermann, gerente sênior de Marketing da Adobe, o foco do lançamento é "facilitar a transformação de ideias em conteúdos audiovisuais de forma mais ágil", atendendo tanto profissionais quanto novas gerações de criadores.
Como acessar o Firefly
O Firefly Video Editor (beta) já está disponível. Embora a Adobe ofereça uma versão gratuita do Firefly com um número limitado de créditos generativos mensais, os recursos avançados de vídeo — especialmente aqueles que exigem maior processamento, como o upscaling para 4K — são voltados para os planos pagos.
Os planos do Adobe Firefly começam em R$ 40 por mês, com direito a 2 mil créditos, mas, as funcionalidades da plataforma também estão em outros planos, como o Creative Cloud Pro.
Veja também:
- Instagram ganha app nas TVs para você ver seus Reels em telas maiores
- Google quer transformar Play Store em 'assistente pessoal' com IA
- Spotify traz dicas e surpresas do Volume 2 da temporada de Stranger Things; veja
Ouça o Podcast Canaltech: