Aplicativo simula visão de pessoas com daltonismo

Por Redação | 29.08.2012 às 18:53

Há alguns anos, durante um evento que acontecia em uma universidade no Japão, o cientista Kazunori Asada teve sua primeira experiência para compreender como os daltônicos enxergam. Tratava-se de uma sala com pinturas de Vicent van Gogh, porém, o grande diferencial era que o cômodo possuía filtros de luz para mostrar como é a visão de um daltônico.

Asada ficou impressionado ao perceber como as obras ficaram diferentes sob os filtros, era algo bem diferente do que ele já conhecia. "Sob a luz filtrada, descobri que as pinturas de Van Gogh pareciam diferentes das que eu sempre havia visto", escreveu o cientista em seu Tumblr.

Van Gogh_Daltonismo

Erquerda: Original / Direita: Simulação do aplicativo

Pensando em mostrar aquilo que viu para o resto do mundo, Asada decidiu criar um aplicativo para simular a experiência vivida na sala com filtros de luz. Foi quando surgiu o Chromatic Vision Simulator, um aplicativo que funciona tanto em aparelhos Android quanto iOS. A ferramenta simula a experiência de pessoas que possuem deficiência na visão de cores. O software simula em tempo real a visão do daltônico ao posicionar a câmera do aparelho em frente às imagens.

"O pintor [Van Gogh] tem um jeito um pouco estranho de usar as cores. Embora o uso de cores seja rico, as linhas de diferentes cores aparecem simultaneamente, ou o ponto de uma cor diferente aparece de repente. Eu já ouvi que, com isso, se presume que Van Gogh tinha deficiência visual de cores. No entanto, nas imagens de Van Gogh vistas na sala, para mim, a incongruência de cores e a rugosidade da linha tinha desaparecido silenciosamente", complementa Asada.

Além disso, ele também criou uma ferramenta online que permite ao usuário carregar uma foto do próprio computador e aplicar um filtro que simula algum dos três tipos de daltonismo descritos abaixo:

  • Protanopia: quando há ausência na retina de cones "vermelhos".
  • Deuteranopia: quando há ausência de cones "verdes" - uma das formas de daltonismo mais raras (cerca de 1% da população masculina).
  • Tritanopia: quando há ausência de cones "azuis".
Canaltech Simulação Daltonismo

Esquerda: Logo original / Direita: Filtro de Tritanopia 100%