Agora você pode utilizar o WhatsApp no seu navegador

Por Redação | 21.01.2015 às 17:52 - atualizado em 21.01.2015 às 20:02

No mês passado tivemos alguns rumores sobre os próximos passos do WhatsApp, e uma parte do código em seu aplicativo sugeriu uma futura versão web. Confirmando o que falamos em dezembro, um endereço web acaba de entrar no ar.

Ao acessar o link web.whatsapp.com, o usuário tem que escanear um código QR utilizando o app do smartphone para fazer o login e sincronizar as mensagens, já que o WhatsApp não tem usuário e senha. Segundo um post do CEO da empresa no Facebook, a versão web apenas espelha o conteúdo recebido pelo app no smartphone – com isso o aparelho deve estar conectado à internet para que a novidade funcione.

WhatsApp Web

A interface utiliza o visual do Android com alguns elementos do Material Design, e a maioria dos recursos funciona normalmente.

WhatsApp Web

Imagem: TechCrunch

Por enquanto a novidade é apenas para usuários do Android, Windows Phone e BlackBerry. Por conta das limitações do iOS, os usuários de iPhone não terão a facilidade tão cedo.

O novo recurso é parte da estratégia da empresa de manter-se como um dos principais serviços de mensagem do mundo, com mais de 700 milhões de usuários. Recentemente, também vimos como deve ser o funcionamento das chamadas de voz dentro do app, que podem chegar ao serviço esse ano.

Se você quiser utilizar o serviço web, basta acessar o endereço no seu PC ou Mac com o Google Chrome. Tanto no Android quanto no Windows Phone, basta ir no Menu e clicar em WhatsApp Web para abrir o leitor de código QR. No BlackBerry você deve ir em Chats, apertar a tecla de menu e, em seguida, WhatsApp Web.

Como o seu smartphone deve estar conectado à internet para o serviço funcionar, recomendamos utilizá-lo apenas com uma rede Wi-Fi para não consumir os dados do seu plano nem muita bateria.

Nota: muitos usuários de Android tentaram utilizar a novidade, mas não conseguiram encontrar a opção para escanear o código QR no aplicativo. Isso ocorre porque é necessário ter a última versão do WhatsApp instalada, e boa parte dos usuários ainda não recebeu o update. Vale ressaltar que o APK disponibilizado no site oficial do WhatsApp não é a versão atualizada, sendo necessário realmente esperar a Play Store.

As atualizações da Play Store chegam de forma gradual aos dispositivos, então é necessário aguardar até que seu aparelho receba a nova versão, o que deve acontecer nos próximos dias. Usuários de Windows Phone e BlackBerry aparentemente não estão tendo problemas para conectarem-se.