9 aplicativos para adicionar o nono digito à sua agenda de contatos

Por Douglas Ciriaco

Ao final de 2016, todos os estados brasileiros já terão implementado o nono dígito às suas linhas de telefone celular. Com isso, você terá que atualizar a sua agenda de contato para adicionar um 9 a frente de qualquer número de celular ali registrado, algo que parece dar bastante trabalho, certo? Errado!

Já existem diversos aplicativos para as mais variadas plataformas que podem fazer este trabalho por você sem muitas dificuldades. Até mesmo algumas das principais operadoras do país já lançaram apps oficiais para realizar esta tarefa, tornando a sua vida ainda mais tranquila.

Nós separamos alguns deles para você, confira:

1. 9 Dígitos

Apps para adicionar 9º dígito

O 9 Dígitos é um dos aplicativos mais bem elaborados desta lista, com visual agradável e funções amplas para garantir que tudo saia da maneira correta. Ele conserta o número de forma automática identificando o DDD do telefone (lembre-se que ainda existem estados em que a novidade não foi implementada).

Além disso, o 9 Dígitos oferece pré-visualização dos números que serão alterados e também de como eles ficarão após a mudança. Caso algo tenha saído errado, é possível voltar ao formato de 8 dígitos (DDS 31 a 38 e 71 a 79). O app reconhece ainda se o número é de rádio ou celular — os rádios não serão atualizados. Este aplicativo conta com versões para Android e iOS.

2. 9º Dígito TIM

Apps para adicionar 9º dígito

Você leu ali em cima que algumas operadoras de telefonia móvel lançaram seus aplicativos próprios para oferecer a atualização da agenda para os clientes. A ideia aqui é simples: você tem em suas mãos um aplicativo capaz de adequar toda a sua lista de contato às novas diretrizes da Anatel adicionando um número 9 a frente de todos eles.

Como o aplicativo é da TIM, ele conta com a opção de gravar o código de discagem direta 41 (próprio da companhia) aos números. Em suma, este aplicativo pode ser ainda mais útil para quem é cliente da operadora italiana. Ele conta com versões para Android e iOS.

3. 9Digito

Apps para adicionar 9º dígito

O 9Digito oferece suporte para todos os DDDs que receberam o nono dígito até outubro de 2015, a última vez em que houve uma mudança neste sentido. Contudo, vale lembrar que é comum o aplicativo ser atualizado sempre que uma nova leva de estados recebe a atualização da Anatel, então ele vai servir aos propósitos de todo mundo normalmente.

Além da atualização, seus destaques incluem a possibilidade de adicionar um código de operadora personalizado e também padronizar a formatação dos números em sua agenda, retirando os parênteses dos números de DDD. Ele ainda faz um backup antes de realizar as alterações, ideal caso algo dê errado neste processo. O app conta com versões para Android e iOS.

4. BR9

Apps para adicionar 9º dígito

Em sua descrição na Windows Store, o BR9 garante que tem suporte para atualizar as agendas dos estados do Sudeste (menos Minas Gerais), Norte e Nordeste. O aplicativo é bem simples e informa individualmente sobre os contatos que serão alterados, deixando você escolhê-los de forma manual.

Vale lembrar que o BR9 aplica o nono dígito apenas em números com DDD, o que pode ser um transtorno para quem não tem o costume de adicionar o código à frente dos números quando vai registrá-lo na agenda. Este aplicativo é exclusivo para Windows Phone.

5. Embratel 9º Dígito

Apps para adicionar 9º dígito

A Embratel é uma subsidiária da Claro e, portanto, este aplicativo é o oficial para os clientes desta operadora. De forma semelhante ao que o aplicativo da TIM faz, ele também permite que você padronize a sua agenda adicionando não somente o nono dígito, mas também o 21 como o código padrão para discagens para outros DDDs.

Outra função interessante aqui é o backup, que permite a você retornar ao estado anterior às mudanças caso algo saia errado. Em suma, você atualiza a sua agenda com segurança e, se precisar, pode corrigir tudo de uma só vez e sem trabalho. Este aplicativo tem versões para Android e iOS.

6. nonoDígito

Apps para adicionar 9º dígito

O nonoDígito apresenta como um dos seus principais diferenciais o fato de não duplicar os seus contatos. Ele permite a atualização tanto em números que trazem o DDD quanto naqueles em que esta opção não foi incluída na hora da criação de um contato. Ao final do processo, o app exibe uma lista com todos os números que foram alterados. Este aplicativo conta com versões para Android e iOS.

7. Novo Número Brasil – Dígito 9

Apps para adicionar 9º dígito

O Novo Número Brasil – Dígito 9 é mais uma opção para quem quer atualizar a sua agenda telefônica sem ter muito trabalho. Em sua descrição na Play Store, o aplicativo garante a atualização apenas para os DDDs do estado de São Paulo — 11 a 19 —, ou seja, ele não terá qualquer serventia para quem está em outras localidades.

O aplicativo também permite que você defina o código de discagem direta padrão e, além disso, não altera números de telefone fixo ou Netxtel, que não receberão o nono dígito por enquanto. Antes de aplicar as mudanças, o Novo Número Brasil – Dígito 9 salva toda a sua agenda em um backup, permitindo retornar ao modo original a qualquer momento. Este app é exclusivo para Android.

8. Oi 9º Digito

Apps para adicionar 9º dígito

A Oi também lançou o seu aplicativo próprio para a atualização da agenda de seus clientes. Além de atualizar a agenda, este serviço também permite que você adicione números de DDD nos contatos em que esta informação não existe. Outra possibilidade é adicionar o código nacional aos números, ideal também para não ter qualquer erro na hora de completar uma chamada. O aplicativo da Oi tem versões para Android e iOS.

9. Vivo 9º Dígito

Apps para adicionar 9º dígito

Por fim, a última dica de hoje é o aplicativo oficial da Vivo para atualizar a sua agenda telefônica. A companhia afirma que seu aplicativo é capaz de adicionar o nono dígito em todos os números cujos DDDs comecem com 1, 2, 3, 7, 8 e 9. Contudo, o aplicativo deve receber uma atualização em breve para ter suporte aos novos DDDs que ganharão o nono dígito a partir do final de maio de 2016.

O app da Vivo também adiciona número de DDD em contatos que não possuem esta informação e permite a você definir o 15 como o código de operadora padrão para ligações realizadas para números dom outro DDD. O Vivo 9º Dígito está disponível para Android e iOS.

E aí, você conhece outros aplicativos que realizam esta mesma tarefa? Escreva aí nos comentários.