5 aplicativos que vão ajudar você na cozinha

Por Douglas Ciriaco
photo_camera Divulgação/Green Kitchen

Cozinhar pode ser uma necessidade, um passatempo, uma diversão ou até mesmo uma terapia. São vários os motivos que podem levar alguém para a cozinha, o que não quer dizer que você não possa contar com uma ajuda extra para ter um bom desempenho no fogão.

Atualmente, existem diversos aplicativos que facilitam bastante sua vida na hora de preparar suas comidas. Desde apps com milhares de receitas até temporizadores para você não deixar nada passar do ponto, os desenvolvedores têm sido criativos na hora de oferecer soluções para os cozinheiros. Por isso, separamos uma lista com cinco aplicativos que se enquadram nessa situação e que oferecem um auxílio crucial no preparo daquele prato especial.

1. CyberCook Receitas

apps para cozinha

Ter à sua disposição milhares de receitas é sempre ideal para começar a cozinhar. Então, manter o CyberCook instalado em seu gadget pode ser sempre uma boa pedida. O app conta com mais de 110 mil receitas de bolos, doces, sobremesas, carnes, frangos, peixes, frutos do mar, massas, risotos, bebidas, saladas, sopas, lanches, pães e tortas. É um prato cheio inclusive para quem segue uma dieta mais restrita, como vegetarianos ou pessoas que evitam comidas gordurosas. São várias categorias e o app conta ainda com o “Modo Cozinha”, que ajuda na visualização das receitas enquanto você prepara os alimentos.

2. Evernote Food

apps para cozinha

Um aplicativo para você registrar receitas próprias e também outras experiências culinárias, além de gravar o nome daquele restaurante legal e de diversas outras coisas relacionadas à gastronomia. Você pode explorar as melhores receitas disponíveis na web e salvar em um bloco de anotações dentro do app. Além da comida que você prepara em casa, o serviço indica novos lugares para você conhecer, permite registro fotográfico das suas refeições e muito mais.

3. Larica Total

apps para cozinha

Se você não tem tempo para investir no preparo de pratos mais elaborados, o Larica Total pode ser bastante útil. Sob o lema “o melhor da culinária de guerrilha”, o app traz maneiras diferentes de criar pratos simples do dia a dia, deixando tudo mais saboroso, mas sem muito trabalho. Você também pode procurar as receitas com base nos ingredientes que possui em casa. Por exemplo, se você escolhe ovo e queijo, vai ver uma lista com os pratos que levam esses dois alimentos.

4. Thyme

apps para cozinha

Cozinhar é uma prática que exige alguns métodos e cuidados, como ficar atento ao tempo de preparo de cada alimento. Dessa forma, nada melhor do que um temporizador específico, no qual você programa um determinado período durante o qual algo deve ficar no fogo. Quando o tempo se esgota, você recebe um aviso e então já sabe que seu alimento está pronto. O aplicativo tem bastante apelo visual e basta tocar nos “pratos” exibidos na tela para começar a contar — é possível manter um cronômetro diferente para cada preparo.

5. Medidas Culinárias

apps para cozinha

Para cozinhar bem, às vezes é necessário ficar de olho nas medidas. Qual a quantidade exata de duas xícaras? Quanto é uma colher de sopa? Todo o mistério que envolve as receitas culinárias poderá ser desvendado com a ajuda deste aplicativo. Ele realiza diversas conversões, permitindo que você meça a quantidade de algo com base em um medidor que possui em casa. Além disso, é possível definir qual produto será utilizado, algo que também faz diferença quando se mede algo em xícaras e colheres.