Publicidade

5 aplicativos para compartilhar fotos de forma privada

Por| 13 de Abril de 2017 às 18h50

Link copiado!

Fine Dining Glovers
Fine Dining Glovers

Compartilhar fotos publicamente (mesmo que de maneira restrita) é algo extremamente comum nos dias de hoje. São várias as ferramentas que nos permitem tomar este tipo de ação, seja nas redes com viés mais “permanente”, como Facebook e Instagram, ou naquelas com aspecto “efêmero”, como Snapchat.

Mas você deve saber também que nem todas as fotos devem ser vistas publicamente. Assim, se aquela festa do último fim de semana rendeu bons cliques que devem ser vistos apenas pelo seu grupo de amigos, uma ferramenta que permite o compartilhamento controlado dos arquivos é o ideal.

Aqui estão cinco dicas básicas neste sentido. Desde recursos totalmente específicos, ou seja, apps desenvolvidos apenas para compartilhar fotos de forma privada, até aqueles mais gerais, com serviços de armazenamento de imagem que contam com uma função que contempla esta necessidade.

1. Cluster

Continua após a publicidade

O Cluster é o nome mais conhecido deste mundo de compartilhamento privado de fotos. Ele funciona de forma simples: basta criar álbuns e convidar amigos para conferir as imagens que estão compartilhadas ali. As coleções de foto aqui podem ser editadas por todos ou apenas por você, fica a seu critério.

É possível criar um álbum permanente para os seus amigos e também criar coleções específicas, por exemplo da viagem realizada no último fim de semana. É sempre você quem decide quem vai acessar o que. O Cluster está disponível para web, Android e iOS.

Download: Android | iOS | Web

Continua após a publicidade

2. Facebook Moments

A resposta do Facebook ao Cluster é o Moments, serviço lançado em 2015 com a proposta de facilitar o compartilhamento privado de fotos entre amigos. A vantagem dele é a inteligência e o número de contatos: como você já tem seus amigos no Facebook, é mais simples fazer os contatos.

Além disso, agora, o Moments conta com uma versão para web. Assim, você compartilha no smartphone e os seus contatos podem acessar diretamente do PC, mesmo sem o app mobile. Semelhante ao Cluster, você cria álbuns e escolhe individualmente quem vai acessar tudo. O Moments tem versão para web, Android e iOS.

Continua após a publicidade

Download: Android | iOS | Web

3. 23snaps

O 23snaps tem um apelo bastante familiar, apresentando-se ao mundo como um espaço no qual você vai compartilhar as suas fotos de família, mas obviamente que ele pode ser utilizado para dividir as fotos com qualquer pessoa. O seu principal diferencial é a organização das imagens em uma linha do tempo, como em uma rede social.

Continua após a publicidade

A diferença é que você decide quem vai visualizar o seu perfil e as imagens que estão ali. Você cria álbuns, convida seus amigos e familiares e todo mundo que estiver com o app instalado pode acessá-lo sem qualquer problema. O 23snaps tem versão para web, Android, iOS e Windows Phone.

Download: Android | iOS | Windows Phone | Windows 10 | Web

4. Flickr

Continua após a publicidade

O Flickr é o serviço de fotos mais tradicional da web, sendo um espaço amplamente usado por fotógrafos profissionais, mas também por muitos amadores. O que talvez muita gente não saiba é que ele oferece uma função para armazenar e compartilhar fotos de forma privada.

Esta função é menos intuitiva, digamos assim, mas é altamente funcional. Basta você organizar seus amigos em listas dentro da plataforma e, então, na hora de definir quem pode ver um álbum, selecione aquele grupo específico. O Flickr tem versões para web, Android e iOS.

Download: Android | iOS | Web

5. Google Fotos

Continua após a publicidade

A última dica de hoje é bem básica. O Google Fotos é o serviço de fotos padrão do Google e vem instalado de fábrica em todos os aparelhos com Android. Isso significa que esta deve ser uma das plataformas mais usadas do gênero, então, não podemos subestimá-la.

O Fotos tem uma função nativa para compartilhamento de fotos com amigos, tanto de maneira pública quanto de forma privada. Assim, você pode selecionar um álbum, escolher os amigos e liberar o acesso àquela pasta apenas para os selecionados — aqui você confere um tutorial de como compartilhar álbuns no serviço do Google. O Fotos tem versões para web, Android e iOS

Download: Android | iOS | Web

Continua após a publicidade

É lógico que há ainda outras opções interessantes, como o iCloud, o Dropbox, o MEGA e outros serviços de armazenamento de arquivos na web. Além disso, serviços de mensagem, como WhatsApp, Telegram e Messenger, também podem quebrar este galho. Aqui, porém, foram dadas algumas dicas mais específicas para resolver este problema.