10 apps para monitorar as câmeras de sua casa pelo smartphone ou tablet

Por Douglas Ciriaco

Se você tem um sistema de segurança profissional em casa ou então quer usar um smartphone ou tablet como câmera, este artigo é para você. Isso porque aqui nós indicamos alguns aplicativos que vão permitir o monitoramento remoto de tudo o que se passa diante das lentes espalhadas pela sua residência.

Atualmente, inúmeros aplicativos oferece este tipo de serviço. E tudo acontece de maneira simples, bastando apenas alguns instantes para deixar tudo configurado. Depois, você acessa o conteúdo remotamente, muitas vezes pelo smartphone ou tablet, mas também por meio de um computador conectado à internet.

Quer monitorar as suas crianças mesmo quando está longe? Quer ficar de olho na movimentação no jardim de sua casa? Está curioso para ver o que os seus animais fazem enquanto você está fora? Confira a lista a seguir.

1. Alfred Home Security IP Cam

Apps monitoramento remoto

Um dos melhores aplicativos gratuitos do gênero, o Alfred Home Security IP Cam necessita de ao menos dois dispositivos portáteis para funcionar (dois smartphones, dois tablets ou um tablet e um smartphone). Com ele, você configura rapidamente um equipamento que servirá de câmera e outro que será o monitor.

Por meio de uma conexão com a internet, você consegue acessar as imagens em tempo real, com direito a áudio e detecção de movimento. Além disso, você recebe um alerta com foto sempre que algum tipo de movimentação for detectado pela lente da sua câmera de vigilância improvisada. O app tem versões para Android e iOS.

2. AtHome Camera

Apps monitoramento remoto

Este é um sistema completo de vigilância que trabalha basicamente com qualquer dispositivo equipado com câmera. Isso significa que o AtHome Camera pode ser usado em par não somente com outro tablet ou smartphone, mas também com webcam (de mesa ou de notebook).

Para usá-lo, você precisa baixar também o AtHome Video Streamer – Monitor (baixe para Android ou iOS). Juntos, eles oferecem um sistema com detecção de movimento, permitem comunicação entre você e o ambiente filmado, faz gravações programadas e armazena vídeos na nuvem para você assistir a tudo depois. A configuração do AtHome não é das mais simples, mas também não é um bicho de sete cabeças.

3. Baby Monitor by Annie

Apps monitoramento remoto

Com foco no monitoramento de ambientes com crianças, ideal para quando você passa o dia fora, mas os seus pequenos ficam em casa sob os cuidados de alguém, este aplicativo é gratuito e está repleto de recursos. Ele oferece transmissões ao vivo, oferece um sistema de conversa com áudio de alta qualidade, tem conexão segura e muito mais.

Um de seus recursos mais interessantes é a personalização, que permite a você configurar quando o bebê pode ser considerado adormecido e também emite notificações quando ele acorda novamente. Em suma, este app pode ser útil para quando você está fora de casa e também para quando está em outro cômodo da residência. Ele tem versões para Android, iOS e macOS.

4. Camio Cam

Apps monitoramento remoto

O Camio é um sistema avançado que permite tanto usar tablets, webcams e smartphones quanto câmeras de sistemas profissionais de vigilância (este disponível apenas nas modalidades pagas do serviço). De qualquer maneira, ele é simples de ser configurado e oferece uma estrutura organizada por meio da qual você vai controlar as suas câmeras.

No modo gratuito, ele oferece streaming em tempo real e a comunicação de via dupla entre você e o ambiente monitorado. Para usá-lo, você precisa acessar a sua página oficial e realizar um breve cadastro, informando quais dispositivos você pretende usar para fazer a gravação. Ali também há uma lista de câmeras compatíveis, ideal para quem pretende pegar o plano pago a fim de monitorar tudo de verdade.

5. IP Cam Viewer

Apps monitoramento remoto

Um aplicativo amplo e repleto de detalhes, o IP Cam Viewer talvez seja o sistema mais complexo do ponto de vista de quantidade de funções. Ele conta com uma versão gratuita e outra paga, na qual traz ainda mais recursos para os usuários. Este app funciona tanto com tablets e smartphones quanto com câmeras profissionais, suportando ao todo mais de 1,6 mil dispositivos de gravação diferentes.

Na versão gratuita, ele conta com propagandas e não é capaz de registrar vídeos de todas as câmeras 24 horas por dia. Além disso, outras funções exclusivas da versão paga incluem comunicação por áudio, suporte para transmissão via Chromecast e Android Wear e também detecção de movimento.

6. Mobile Security Câmera FTP

Apps monitoramento remoto

Este é outro aplicativo profissional que atua em diversas frentes. Ele conta com várias versões e pode funcionar tanto para transformar smartphone, tablet ou webcam em uma câmera de segurança quanto para servir de monitor remoto para câmeras de segurança convencionais instaladas em sua casa.

Ele oferece transmissões em tempo real e também registra as imagens na nuvem, permitindo acesso posterior. Apesar de oferecer o download gratuitamente, para usufruir deste serviço é preciso pagar uma mensalidade (o valor inicial é de apenas US$ 1,50). O aplicativo tem versões para Android, iOS, Windows Phone e Windows 8/8.1/10.

7. Mobiscope

Apps monitoramento remoto

O Mobiscope também se conecta a câmeras por IP e é capaz de transformar webcam, smartphone ou tablet em câmera de segurança. Ou seja, não importa muito quais as suas necessidades em relação ao monitoramento remoto: este aplicativo pode ser de grande utilidade.

Ele oferece acesso ao vivo a várias câmeras simultaneamente, guarda imagens para você ver tudo depois, emite alerta sempre que um movimento é detectado diante das suas lentes e tem suporte para uma porção de câmeras, encontrando todas as compatíveis de forma automática desde que elas estejam conectadas na mesma rede. O app tem versões para Android e iOS.

8. tinyCam Monitor

Apps monitoramento remoto

Com suporte para câmeras de IP, o tinyCam não pode transformar seus portáteis em câmeras de segurança, mas é capaz de se conectar a outros dispositivos de gravação espalhados pela sua casa e também a câmeras públicas (como câmeras de trânsito ou de monitoramento meteorológico), tal qual outros apps com esta habilidade.

Ele oferece inúmeros recursos na versão gratuita, mas amplia ainda mais as possibilidades na versão paga. Sem pagar nada, você tem direito a zoom digital e uma variedade imensa de modelos de câmera. O app pago oferece gravação em MP4, imagens cíclicas, detecção de movimento e muito mais. O tinyCam Monitor é exclusivo para Android.

9. Vigilância Ivideon

Apps monitoramento remoto

Outro aplicativo profissional para você se conectar às câmeras de vigilância da sua casa, o Ivideon oferece diversos recursos avançados e permite o monitoramento de diversas imagens de uma só vez. Ele organiza tudo em um espaço intuitivo e limpo, algo que facilita muito na hora de encontrar aquilo que você precisa.

O aplicativo armazena vídeos na nuvem a fim de permitir que você veja tudo posteriormente e trabalha bem com diferentes velocidades de conexão com a internet. Você pode ainda escolher se deseja receber notificações no seu dispositivo portátil ou então por e-mail sempre que ouve movimentos ou barulhos suspeitos. O app está disponível para Android e iOS.

10. WardenCam Home Security IP

Apps monitoramento remoto

Para fechar a lista, mais um aplicativo que pode tanto se conectar a câmeras pela rede ou via número de IP quanto transformar seus portáteis em câmeras de segurança. De forma simples, ele pode ser configurado para monitorar um ambiente durante 24 horas por dia, com detector de movimento que envia alertas para o seu e-mail, armazenamento direto em sua conta do Dropbox e até mesmo com um modo de visão noturna.

Além disso, você pode programar algumas dessas funções para determinadas horas do dia, tornando o aplicativo ainda mais inteligente e preparado para atender às suas necessidades. Tudo de forma simples e direta, em um aplicativo em português que vai deixar você no comando das câmeras que monitoram a sua casa.

Conhece outros aplicativos de monitoramento remoto que ficaram de fora desta lista? Deixa a sua dica nos comentários aí embaixo.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!