10 aplicativos para exercitar o seu cérebro

Por Douglas Ciriaco

Um celular, atualmente, serve para atividades que vão muito além de fazer e receber ligações. Os modernos smartphones permitem que você instale uma série de aplicativos capazes de dar novas funções ao dispositivo, auxiliando sua vida em inúmeros aspectos diferentes.

Um desses aspectos pode ser o aprimoramento do seu cérebro. Atualmente, existem várias ferramentas focadas em treinar e exercitar a sua mente, ajudando você a aprimorar sua memória ou controlar a ansiedade, entre outras coisas que se pode fazer tendo um maior controle sobre seu cérebro e seus pensamentos.

Como a lista de itens disponíveis para as principais plataformas móveis é imensa, selecionamos 10 aplicativos que merecem um olhar mais atento. Eles figuram entre os melhores do gênero e podem ser bons companheiros na hora de treinar o seu cérebro.

1. Fit Brains Trainer

Apps para exercitar o cérebro

O primeiro nome da nossa lista pode ser acessado tanto por meio de plataformas móveis quanto através do próprio navegador. Ele reúne nada menos do que 360 jogos capazes de incrementar a forma como o seu cérebro funciona. Conforme você avança no gameplay, mais difíceis se tornam os desafios, e o programa ainda oferece um medidor de progresso e sugestões de treino para um desempenho cada vez melhor.

2. Monument Valley

Apps para exercitar o cérebro

Com um apelo visual incrível, Monument Valley não se vende exclusivamente como um jogo para o cérebro, mas trabalha com perspectivas e propõe a você inúmeros quebra-cabeças bem desafiadores. Colocar a cuca para funcionar é essencial para encontrar a solução de cada uma das várias fases deste game.

3. Brain Test Age

Apps para exercitar o cérebro

Neste game, você realiza algumas atividades e então obtém um relatório que indica qual a sua idade mental. Além disso, o foco principal do Brain Test Age é aprimorar sua memória de curto prazo, então ele conta com alguns exercícios que podem incrementar sua capacidade de se lembrar de eventos recentes.

4. Little Things Forever

Apps para exercitar o cérebro

Procurar pequenos detalhes em cenários amplos é algo que ajuda a desenvolver coisas como concentração, foco e atenção — e é exatamente este o objetivo de Little Things Forever. O jogo, sempre bem avaliado por quem o experimenta, oferece painéis cheios de coisas e você deve selecionar ali alguns itens em específico, então fique atento.

5. Contre Jour

Apps para exercitar o cérebro

Eis aqui um aplicativo que fica no meio termo entre um jogo e uma obra de arte interativa. Uma mistura de luzes e escuridão na qual inúmeros quebra-cabeças precisam ser solucionados. Então, toque na tela, deslize e colete itens para chegar à saída de cada fase, tudo embalado por uma belíssima trilha sonora.

6. Personal Zen

Apps para exercitar o cérebro

Combinando estudos avançados em neurociência com tecnologia mobile, o Personal Zen é um aplicativo focado no controle do estresse e da ansiedade. Seu objetivo principal é envolver pessoas das mais diversas idades a fim de controlar esses dois problemas bastante comuns no ocidente.

  • Download: iOS

7. TrainBrain

Apps para exercitar o cérebro

Um dos melhores treinadores do cérebro é a matemática. Logo, ter um aplicativo no qual você deve completar equações para chegar aos resultados indicados na tela. Assim é o TrainBrain, um app criativo e cheio de desafios para o seu cérebro, especialmente interessante para quem curte matemática.

8. Lumosity

Apps para exercitar o cérebro

O Lumosity oferece treinamento de memória e atenção, além de permitir que você acompanhe seu progresso em toda a ferramenta por meio de sua versão para web ou para os principais portáteis da atualidade. Ele conta com fundamentos científicos para incrementar o seu cérebro e conta com sete estudos sobre ele já publicados em revistas de ciência.

9. Brain Trainer Special

Apps para exercitar o cérebro

Uma das maiores coleções de jogos para a memória da atualidade, o Brain Trainer Special oferece uma variedade imensa de pequenos games que ajudam a desenvolver o seu cérebro. Ele coloca você diante de diversos tipos de desafios, o que também contribui para manter sua mente trabalhando bastante.

10. CogniFit Brain Fitness

Apps para exercitar o cérebro

Outro conjunto de jogos de inteligência, o CogniFit Brain Fitness oferece diversos recursos para você “malhar” seu cérebro, mantendo-o sempre ativo. Ele cria um regime específico de treino para você, algo essencial para tirar ainda mais proveito das ferramentas oferecidas por este pacote de jogos.

Sabe de algum bom aplicativo que ficou fora desta lista? Então compartilhe a sua dica nos comentários abaixo.