Publicidade

Play Store vai usar biometria para evitar compras não autorizadas

Por| 16 de Abril de 2024 às 09h54

Link copiado!

rawpixel.com/Freepik
rawpixel.com/Freepik

As compras na Play Store agora estão mais protegidas. Isso porque o Google vai permitir ativar a opção usar a biometria para completar um pagamento na loja oficial de aplicativos do Android, seja pela impressão digital ou pela confirmação facial. Obviamente, a novidade vai funcionar apenas em aparelhos compatíveis com esses recursos.

A função começou a ser anunciada pelo Google aos usuários, mas ainda não está disponível. Quando estiver, será preciso usar a senha da sua conta Google para ativar a proteção da biometria. Depois disso, sempre que for realizar uma compra, é só usar a digital ou seu próprio rosto para confirmar a transação.

Vale destacar que a opção é um recurso da Play Store, ou seja, só vai funcionar na loja do Google. O Android tem suporte a diferentes alternativas de lojas e sistemas de pagamento paralelos, ou seja, caso você baixe um app pela loja oficial do sistema, mas o pagamento seja feito por um mecanismo próprio do aplicativo, a confirmação biométrica não será exigida.

Continua após a publicidade

Mais proteção

Atualmente, o Google já permite que você exija a confirmação com a senha para realizar compras e instalações via Play Store. Com a opção de adicionar a biometria, a tendência é que tudo fique mais simples para o comprador (afinal não será preciso digitar nada) e também mais seguro (caso sua senha seja descoberta, ainda assim será necessário confirmar tudo com a biometria.

Como ativar a confirmação biométrica na Play Store

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Quando a função estiver disponível para você, siga o passo a passo:

  1. Abra a Play Store;
  2. Toque no ícone do perfil no canto superior direito;
  3. Acesse Configurações;
  4. Toque em “Verificação de compra”;
  5. Ative a opção “Verificação biométrica”.

Reforçando: a novidade ainda está em desenvolvimento e não começou a ser distribuída para os usuários — isso deve acontecer nas próximas semanas. Além disso, se você tem múltiplas contas no seu dispositivo, será preciso habilitar a opção para cada uma delas individualmente.

Mais novidades na loja do Google

Continua após a publicidade

As novidades na Google Play Store não param por aí: a loja oficial de aplicativos do Android prepara uma mudança visual para levar o botão de busca para a parte inferior da tela, removendo a barra fixa da parte superior. Aliás, caso você tenha tido algum problema e a loja sumiu do seu aparelho, saiba como reinstalar a Play Store