Oreo avança, mas Nougat continua sendo a versão mais popular do Android

Por Ramon de Souza | 17 de Abril de 2018 às 10h10
photo_camera Reprodução

Após dois meses de silêncio, a Google resolveu divulgar um gráfico atualizado listando quais são as versões mais populares do sistema operacional Android. Embora as compilações Oreo (8.0 e 8.1) tenham crescido bastante desde o último relatório divulgado, elas ainda correspondem a somente 4,6% dos smartphones atualmente em uso. As builds Nougat (7.0 e 7.1) continuam dominando o ranking, respondendo por 30,8% dos usuários.

Logo atrás vem a Marshmallow (6.0), com 26%; a edição Lollipop (5.0 e 5.1) também continua popular, aparecendo com 22,9% do total. O gráfico inclui ainda as antigas KitKat (10,5%), Jelly Bean (4,5%), Ice Cream Sandwich (0,4%) e Gingerbread (0,3%). A empresa avisa que compilações com menos de 0,1% da base não foram citadas; ou seja, algumas pessoas estão usando versões ainda mais antigas do SO.

Vale lembrar que, em fevereiro, o Android Oreo — edição mais moderna do software — representava apenas 1,1% de toda a base de usuários. A fragmentação é um dos problemas mais comuns do sistema operacional da Gigante das Buscas, algo que ela pretende mitigar com a inauguração do Project Treble, que visa “desmembrar” o SO em várias partes para permitir uma atualização mais rápida para todas as fabricantes.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Android Developer

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.