Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Malwares encontrados na Google Play acumularam quase 150 milhões de downloads

Por| 13 de Março de 2019 às 19h50

Link copiado!

Malwares encontrados na Google Play acumularam quase 150 milhões de downloads
Malwares encontrados na Google Play acumularam quase 150 milhões de downloads
Tudo sobre Google

210 aplicativos disponíveis na Google Play Store foram identificados como malwares, instalando soluções de exibição indevida de anúncios nos celulares dos usuários. De acordo com os dados da Check Point, empresa de segurança responsável pela descoberta, eles acumulavam quase 150 milhões de downloads em todo o mundo.

Os softwares maliciosos foram reportados à Google, que já os retirou do ar. De acordo com os especialistas, os apps se passavam por soluções dos mais diferentes tipos, desde jogos até aplicativos de produtividade. Após a instalação, anúncios eram exibidos na interface do aparelho ou em outros softwares legítimos, com as propagandas sob controle dos criminosos também substituindo as reais, em sites acessados pelo usuário.

Além disso, ao navegarem na rede, as vítimas também poderiam ser redirecionadas a sites sob o controle dos hackers, também voltados a obtenção de renda por meio de anúncios ou indicando a necessidade de download de novos aplicativos. A partir daí, portas eram abertas para outros tipos de comprometimentos, com roubo de dados ou interceptação de informações.

A Check Point batizou o adware identificado como SimBad. Ele faria parte de uma campanha direcionada para maximizar downloads e aumentar lucros, algo que é evidenciado pela variedade de aplicativos em que a praga foi encontrada. Entre as opções estavam jogos (com uma aparente preferência pelos simuladores), softwares que prometiam recuperar dados apagados acidentalmente, gerenciadores de notificações e editores de imagem.

Continua após a publicidade

Antes de divulgar o alerta ao público, a empresa de segurança disse ter notificado a Google sobre o assunto, com todos os aplicativos maliciosos sendo removidos primeiramente. A gigante, entretanto, não se pronunciou sobre o caso.

Mesmo usando lojas oficiais como a Google Play, a recomendação para que os usuários se protejam é de sempre prestar atenção na solução que está sendo baixada. Observe datas de publicação e comentários, que normalmente denunciam aplicativos que não são quem dizem ser. Vale a pena procurar, também, por análises e comentários em sites especializados sobre os apps, já que tais veículos costumam veicular tais informações e, também, notícias sobre campanhas maliciosas dessa categoria.

Ainda, é importante sempre contar com softwares de segurança instalados e atualizados no celular. Fique atento para qualquer sinal de comportamento irregular, como anúncios aparecendo onde não deveriam, lentidão ou um uso exacerbado de dados móveis. Todos são indicadores de que algo de errado pode estar acontecendo.

Fonte: Check Point