Google vai obrigar fabricantes a lançarem smartphones com Android 10

Por Rafael Arbulu | 08 de Outubro de 2019 às 10h00

Uma vantagem que os iPhones têm em relação àqueles equipados com Android é a velocidade de atualização: enquanto a Apple disponibiliza novas versões de seu sistema operacional para a maioria de seus smartphones, empresas que adotam o Android têm suas próprias estratégias de tempo para disponibilizar as novas versões do sistema do Google.

Mas isso está prestes a mudar. Segundo informações do XDA Developers, o Google vai obrigar fabricantes que utilizam o Android a lançarem novos smartphones com a versão mais atual do sistema. A medida começa a valer a partir de 31 de janeiro de 2020 e todos os aparelhos lançados no mercado depois dessa data terão de obrigatoriamente vir com o Android 10 instalado. Do contrário, as empresas correm o risco de perder a licença de uso do sistema.

Essencialmente, ou a fabricante lança com tudo novo, ou ela se torna a nova Huawei: até pode usar o Android, mas sem o suporte de aplicativos pré-instalados e práticas de segurança do Google.

Há, porém, formas de contornar isso: o próprio XDA Developers indica que fabricantes poderiam simplesmente submeter um aparelho para aprovação do Google antes de 31 de janeiro de 2020, mas lançá-lo somente depois da data. Tecnicamente, não haveria violação alguma mesmo que o dispositivo chegasse com o Android 9 Pie.

Ainda assim, é bem provável que as fabricantes decidam acatar essa ordem: ao instalarem o Android 10, elas se tornam elegíveis para ingressar ao Project Mainline, uma política de software do Google que permite que atualizações e patches de segurança sejam instalados via Play Store. Em tese, isso deve reduzir a carga de trabalho nas atualizações operacionais por parte das empresas.

Sobre o Android 9, o Google deve permitir atualizações dele até o lançamento da versão 11 do sistema operacional, ainda sem data definida. Após isso, somente pacotes de segurança serão atualizados e as fabricantes serão forçadas a adotar o Android 10 ou 11 em definitivo.

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.